Uma imagem de Nossa Senhora do Rosário foi encontrada após ter ficado desaparecida desde 1996. A imagem sacra foi devolvida para o distrito de Pará dos Vilelas, no município de Itaguara, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (29).
A escultura foi encontrada durante a operação “Santo Roubado não faz milagre”, realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais na cidade de São Paulo, em fevereiro de 2022. A imagem foi identificada junto com outros 16 itens sendo comercializados online em uma página do Facebook. Antes de ser devolvida, a imagem passou por uma análise técnica.
Esta não foi a primeira vez que a peça foi roubada do município. A imagem de Nossa Senhora do Rosário foi roubada em 1980 no mesmo local, mas foi devolvida no ano seguinte para o município de Itaguara junto com outros artefatos religiosos.
As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itaguara em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que fizeram a identificação da imagem.
A devolução foi feita durante uma solenidade realizada na Capela Nossa Senhora da Conceição que comemorou, também, a reinauguração do santuário, que estava em reforma.