O prefeito de Nova Lima João Marcelo Dieguez Pereira foi eleito presidente da
Com essa nova função, João Marcelo terá a responsabilidade de representar os prefeitos das 34 cidades mineiras que compõem a entidade, buscando fortalecer a interlocução entre os municípios e outros entes federativos, como os governos estadual e federal.
Uma das principais propostas de João Marcelo à frente da Granbel é a criação de grupos de trabalho específicos para atender às necessidades de municípios com características semelhantes. A ideia é que esses grupos reúnam cidades com até 30 mil habitantes e municípios do entorno da capital mineira, como Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Lagoa Santa, Santa Luzia, Sabará, Nova Lima, Lagoa Santa e Ibirité, para discutir desafios comuns e buscar soluções em conjunto.
“Acreditamos que a Granbel tem um papel fundamental em fortalecer a voz dos municípios e promover o desenvolvimento da região metropolitana. Ao criar grupos de trabalho específicos, poderemos atender de forma mais precisa às demandas de cada município”, afirma João Marcelo.
A Granbel é uma associação sem fins lucrativos que atua na defesa dos interesses dos
A nova diretoria que terá o prefeito João Marcelo como presidente, contará com a vice-presidência pelo prefeito de Florestal Wagner dos Santos Júnior. João Marcelo Dieguez Pereira tem 32 anos foi reeleito para o mandato 2025/2028 com 47.321 votos, a maior votação da história da cidade, tendo conquistado 85,6% dos votos válidos.
Quem é João Marcelo Dieguez Pereira
O novo presidente da Granbel é formado em Administração, com foco em Comércio Exterior, pela UNA, especialista em Administração Pública, com foco em Planejamento, Gestão e Finanças, pela PUC Minas, e Técnico em Administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae.
João Marcelo Dieguez Pereira é fundador do Papai Noel Mirim, projeto social que surgiu em 1999 e se formalizou como ONG em 2013. Foi eleito, em 2025, diretor Financeiro da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil - AMIG, onde também atuou como diretor Administrativo entre 2021 e 2024. Ocupou o cargo de vice-presidente de Empreendedor Individual, Emprego e Renda da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos - FPN no mandato 2021/2024. Entre 2021 e 2022 foi presidente do Consórcio Mulheres das Gerais.