Veja fotos: segundo dia do Grupo Especial leva história e espetáculo à Sapucaí

Desfiles reuniram enredos sobre personagens marcantes da história brasileira

No domingo (15), outras quatro agremiações desfilaram na primeira noite do Grupo Especial, todas com enredos que homenagearam personagens marcantes da história do Brasil.A Acadêmicos de Niterói abriu os desfiles contando a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desde a infância em Pernambuco até a chegada à Presidência da República.

O enredo destacou o papel de dona Lindu, interpretada pela atriz Rapaz, enquanto Lula foi vivido por Paulo Vieira. Para evitar caracterização de propaganda política, a escola consultou especialistas em direito eleitoral; a cantora Fafá de Belém substituiu a primeira-dama Janja no último carro alegórico.

Leia também

Na sequência, a Imperatriz Leopoldinense empolgou o público com um samba considerado provocador e um enredo camaleônico em homenagem a Ney Matogrosso. A proposta não focou na biografia do artista, mas em sua potência estética e política, marcada pelo rompimento de rótulos, resumida no verso “meio homem, meio bicho”.

Ney comentou brevemente o desfile, e a rainha de bateria Iza explicou que sua fantasia fazia referência ao álbum Pecado.A terceira escola da noite foi a Portela, que voltou a apostar no uso de drones, repetindo a experiência de 2023. O enredo apresentou a história do Príncipe Custódio, líder religioso fundamental para a visibilidade dos cultos afro-gaúchos, com destaque para o batuque, religião de matriz africana praticada no Sul do Brasil.

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...