Tchanzinho da Zona Norte balança a Avenida dos Andradas com cortejo neste sábado (14)

Bloco homenageia a linha 1508 e mistura nostalgia do transporte público com olhar para o futuro

Concentração Tchanzinho Zona Norte 2026

A Avenida dos Andradas, na Região Leste de Belo Horizonte, já vibra em tons de vermelho, azul e verde neon. O Tchanzinho da Zona Norte, um dos blocos mais emblemáticos e irreverentes da capital mineira, dá a largada oficial ao seu desfile de 2026, prometendo uma viagem que mistura a nostalgia dos antigos ônibus de BH com um amanhã esperançoso.

A concentração começou cedo, às 8h, na Avenida dos Andradas, 3560 (Via das Artes), no bairro Pompéia. Em meio aos instrumentos afinados, o clima é de celebração política.

O tema deste ano é um convite à reflexão: “De 1508, direto da BH do passado para a BH do futuro”, homenageando a antiga linha de ônibus que marcou a Zona Norte da capital.

A identidade visual do cortejo chama a atenção de quem chega. A escolha das cores não foi por acaso, como explicou a fundadora Laila Heringer. “O vermelho e o azul remetem aos ônibus 1508 da época, o vermelhão e o azul. Já o verde é um verde neon, mais moderno, que representa o Move, que a gente usa muito hoje”, explicou.

Outro destaque do desfile é a bateria do Tchanzinho ZN, que reforça a identidade territorial do bloco ao trazer nos surdos, repiques e caixas os nomes de bairros da Zona Norte de Belo Horizonte, celebrando a origem e a história da região que inspira o cortejo.

A coreógrafa Naline Ferraz, que comandou a aula do “balaizinho”, destacou que o desfile mantém o caráter político do Carnaval de Belo Horizonte ao levantar debates sobre mobilidade urbana e transporte público. “O Carnaval de BH tem uma grande parte política e é importante pensar em tarifa zero, mobilidade urbana e transporte público”, afirmou.

Naline também ressaltou a força do axé dos anos 1990, que embala o bloco e desperta memória afetiva no público. “Toca no fundo do coração, faz todo mundo dançar, rebolar, porque fez parte da nossa criação”, disse. Ao final do desfile, ela comemorou a energia dos foliões: “O pessoal cantou, rebolou, foi emoção demais. Vale toda a dedicação”.

O cortejo segue pela Avenida dos Andradas ao longo da manhã, no bairro Pompéia, com programação prevista até as 14h.

Programação Carnaval BH

A Itatiaia lançou a programação completa do Carnaval de Belo Horizonte. Além de todos os cortejos, é possível visualizar os blocos por data, turno, regional da cidade, bairro, perfil e estilo musical.

O Carnaval de Belo Horizonte acontece oficialmente entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Além dos tradicionais blocos de rua, a programação da folia inclui desfiles das Escolas de Samba, Blocos Caricatos e artistas nacionais.

A festa ocupa todos os cantos da cidade e atrai milhões de foliões todos os anos. Hoje, a festa é considerada uma das maiores e melhores manifestações de Carnaval de rua do Brasil.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.
Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.

Ouvindo...