Postos Médicos vão funcionar 24h durante o Carnaval de BH; saiba mais

Assistência aos foliões estará localizada na região central da capital mineira; espaços serão dedicados para evitar sobrecarga das urgências na cidade

Dois Postos Médicos Avançados (PMAs) serão instalados para ampliar o atendimento durante o Carnaval

Durante o Carnaval de Belo Horizonte, dois Postos Médicos Avançados (PMAs) serão instalados para ampliar o atendimento e funcionarão ininterruptamente no decorrer da folia. Confira os locais:

  • Centro de Referência das Juventudes - R. Guaicurus, 50, Centro;
  • UPA Centro-Sul - R. Domingos Vieira, 488, Santa Efigênia

Os dois espaços vão estar abertos a partir das 19h desta sexta-feira (13) até as 7h da Quarta-feira de Cinzas (18).

Os Postos Médicos Avançados têm como função estabilizar os pacientes, como em casos de intoxicação, desidratação, hipoglicemia e pequenos traumas. Os pontos de apoio buscam agilizar o atendimento e contirbuir para não sobrecarregar as urgêcias da capital mineira.

Leia mais:

Além dos PMAs, as nove UPAs de BH continuam funcionando normalmente, 24 horas por dia. Os 153 centros de saúde ainda estarão abertos na segunda-feira (16), das 7h às 17h, e na quarta (18), a partir das 13h. Todos os endereços estão disponíveis no Portal de Prefeitura de BH.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atuará durante todo o Carnaval, com as 28 ambulâncias que já operam na cidade e quatro unidades de suporte estarão nos Postos Médicos Avançados.

Segurança sexual

Como estratégia para fortalecer a saúde e segurança sexual dos foliões, a PBH vai ofertar a Profilaxia Pré-Exposiação (PrEP) ao HIV durante o Carnaval - medicamento antirretrovial que, quando usado corretamente, reduz o risco de infecção pelo HIV.

Os atendimentos vão ocorrer entre os dias 14 e 17 de fevereiro, das 10h às 16h, no Centro de Referência das Juventudes. No local também serão disponibilizados testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis. Após a assistência médica, o público será encaminhado para testagem e, caso tenha indicação, inciará a PrEP.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...