Com reforço tecnológico e uso ampliado de drones, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) intensificou o esquema de segurança para o Carnaval 2026 em Belo Horizonte e no interior do estado. Além do reconhecimento facial — implantado em 2025 —, a corporação passou a operar uma nova viatura equipada com câmeras de monitoramento em 360 graus, leitura de placas e plataforma para lançamento de aeronaves não tripuladas.
Somente neste Carnaval, 25 foragidos da Justiça já foram presos com auxílio dessas ferramentas. “O reconhecimento facial é um sucesso. Ao todo, já são mais de 100 foragidos capturados desde a implantação da tecnologia”, afirmou o capitão Rafael Veríssimo, em entrevista ao Jornal da Itatiaia, da manhã deste sábado (14).
Leia também:
A PMMG montou uma operação especial para garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval 2026 em Belo Horizonte e também nas cidades do interior. Segundo o porta-voz da corporação, capitão Rafael Veríssimo, 100% do efetivo está empregado nas ruas, com atenção especial aos grandes blocos e às áreas de maior concentração de pessoas.
“A Pm está preparada para esse Carnaval. Estamos com todo o efetivo nas vias públicas e nos espaços onde há concentração dos blocos carnavalescos”, afirmou o capitão.
De acordo com Veríssimo, a principal preocupação segue sendo os crimes contra o patrimônio, principalmente furtos e roubos de celulares. Ele explicou que os registros são monitorados em tempo real, o que permite o remanejamento imediato do efetivo quando há aumento de ocorrências em determinados pontos
Ainda assim, o cenário inicial da folia é considerado positivo, com redução dos crimes em comparação ao ano passado, inclusive nos casos de importunação sexual.
“Já tivemos, inclusive, prisões por importunação sexual e uma redução significativa tanto nos crimes contra o patrimônio quanto nos crimes contra a dignidade sexual”, destacou, sem especificar números.
Orientações
A PM também reforçou as orientações aos foliões, especialmente em blocos de grande porte, como o Então, Brilha!, e nos momentos de dispersão. A recomendação é redobrar os cuidados com pertences pessoais, evitar ruas escuras e procurar policiais identificados em caso de necessidade.
“Carnaval é momento de festa, mas também de responsabilidade. A população deve adotar medidas de autoproteção, principalmente com relação ao celular”, orientou.