Bloco Cordão da Bola Preta deve reunir 700 mil foliões no Rio de Janeiro

Grupo é o mais antigo da capital fluminense, com 107 anos

Foliões no desfile do Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro, em 2025

Foliões começam a se concentrar na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio de Janeiro, neste sábado (14) de Carnaval. Às 9h, começa o desfile do megabloco Cordão da Bola Preta, o mais antigo da cidade que está em atividade.

Com 107 anos, este ano o Bola Preta tem como tema “Bola Preta, DNA do Carnaval”, destacando a essência e a tradição do grupo.

O Cordão da Bola Preta desfila no trajeto que foi batizado de “Circuito Preta Gil”. Ele começa na Rua Primeiro de Março e vai até a Avenida Presidente Antônio Carlos, passando por construções históricas, praças e também prédios comerciais no Centro.

Entre as presenças confirmadas estão a rainha do bloco, a atriz Paolla Oliveira; a madrinha, a cantora Maria Rita; o padrinho, Neguinho da Beija-flor; a porta estandarte, a atriz Leandra Leal, entre outros artistas.

O bloco Cordão da Bola Preta toca as tradicionais marchinhas de Carnaval e também sambas antigos. A expectativa é que o bloco receba cerca de 700 mil foliões em um dia que os termômetros podem chegar perto dos 40º C.

Além do Cordão da Bola Preta, também estão entre os destaques deste sábado o bloco Céu na Terra, que desfila em Santa Teresa, na Região Central, e o bloco Amigos da Onça, que desfila no Flamengo, na Zona Sul.

Em meio aos inúmeros relatos de assaltos e arrastões nos blocos, o governo do estado anunciou que cerca de 26 mil agentes de segurança atuam durante todo o Carnaval no estado: 12 mil são policiais militares.

Leia também

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...