Ouvindo...

Banheiro autolimpante de BH é inaugurado nesta quarta (26): veja as principais perguntas e respostas

O primeiro equipamento foi instalado na Praça da Estação, no Centro da capital mineira;

Com a instalação do primeiro banheiro autolimpante de Belo Horizonte, que será inaugurado nesta quarta-feira (26), na Praça da Estação, no Centro, em meio aos blocos do Carnaval, muitas dúvidas e curiosidades surgiram. Pensando nisso, a Itatiaia respondeu — com informações já fornecidas pela prefeitura — as oito principais perguntas.

Quanto vai custar o banheiro?

Em novembro do ano passado, a administração municipal firmou um contrato com uma empresa de Santa Catarina para o aluguel de cinco banheiros públicos, com investimento superior a R$ 1 milhão. Esses equipamentos, fabricados em aço inox, são projetados para resistir à depredação e possuem um sistema de autolimpeza após cada uso, similar ao modelo utilizado em cidades como Paris.

Quando começa a funcionar?

Nesta quarta-feira (26).

Qual o horário de funcionamento?

O uso será gratuito, de 6h às 22h, com permanência limitada a 10 minutos por usuário.

Qual é o valor para o uso do banheiro?

O uso será gratuito.

Precisa de retirada de bilhete?

Não.

O que tem no banheiro?

Cada banheiro conta com duas cabines, equipadas com um vaso sanitário, uma pia, reservatório de sabonete líquido, papel higiênico, secador de mãos e lixeira, com reposições diárias. O acionamento de todos os serviços — sabonete, água e secagem das mãos — é realizado por sensores de aproximação, evitando o contato físico e, consequentemente, a exposição a agentes microbiológicos.

Uma mensagem de áudio com instruções sobre o uso adequado do banheiro é acionada quando alguém entrar na cabine.

Como saber se o banheiro está sendo utilizado?

As portas dos banheiros são equipadas com sinalizações claras para informar os usuários sobre o status do equipamento: “livre” (luz verde), “desligado” (luz vermelha), “ocupado” (luz amarela) e “limpeza” (luz azul). A porta se fecha automaticamente após 10 segundos, mas pode ser aberta e fechada manualmente a qualquer momento.

E se acontecer alguma emergência dentro do banheiro. O que fazer?

Segundo a prefeitura, há um sensor de emergência na parte interna da cabine que, ao ser acionado, permite a abertura automática da porta por 2 minutos.

Como é feita a limpeza do banheiro?

O sistema de limpeza do banheiro é automatizado. Quando a cabine é desocupada, sensores de presença iniciam o processo de higienização, que é realizado por sprinklers (chuveiros hidráulicos) que aplicam água e produtos de limpeza no chão.

Outros banheiros autolimpantes serão limpados?

Conforme a prefeitura, o segundo banheiro autolimpante já foi instalado na Praça Rio Branco, na Rua Paulo de Frontin, 177, e atualmente está em fase de testes. A administração municipal planeja instalar mais três unidades ainda neste primeiro semestre, na Praça Sete de Setembro, na Praça Raul Soares e na Sapucaí.

Banheiros no Carnaval

A PBH também anunciou o plano de instalação de banheiros químicos para o Carnaval 2025. Durante o período oficial da festa, que se estende até 9 de março, a capital mineira contará com mais de 13.600 sanitários portáteis espalhados pelas ruas.

De acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), serão estabelecidos 100 pontos fixos com banheiros, que estarão disponíveis até 4 de março. A distribuição desses pontos foi planejada estrategicamente, considerando fatores como o trajeto dos blocos, o público estimado, a extensão dos percursos e o deslocamento dos foliões entre as diferentes atrações.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.