Ouvindo...

PM vai usar drones com reconhecimento facial para identificar criminosos durante o Carnaval de BH

Câmeras vão enviar imagens para central de monitoramento e compará-las com banco de dados da PM; governo quer cumprir mandados de prisão em aberto

A Polícia Militar de Minas Gerais vai utilizar drones com a tecnologia de reconhecimento facial para identificar pessoas que possuam mandados de prisão em aberto durante o Carnaval de Belo Horizonte. A novidade foi apresentada em um evento realizado no Palácio da Liberdade, nesta quarta-feira (19), com a presença do vice-governador Mateus Simões.

Imagens serão analisadas em central de monitoramento

Além dos drones, a PM também vai utilizar a mesma tecnologia nos Postos de Observação Elevada (POE) e em bases de segurança. As câmeras que serão instaladas têm a capacidade de filmar em 360° e identificar uma pessoa em um raio de três a quatro quilômetros. Todas elas estarão ligadas a uma central de monitoramento.

Leia também

Segundo a corporação, todas as imagens captadas serão processadas e comparadas com o banco de dados da Polícia Militar. Caso o sistema identifique uma pessoa com mandado de prisão em aberto, os policiais que estarão no patrulhamento preventivo serão imediatamente acionados para realizar a abordagem e a prisão.

Vale lembrar que além de estarem equipados com as câmeras de reconhecimento facial, os drones também vão emitir sinais sonoros de alerta e dicas de segurança aos foliões.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.