O Governo de Minas lançou oficialmente o “Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade 2025" nesta quinta-feira (6) em uma cerimônia no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
A campanha e o planejamento das festividades, que vão do dia 15 de fevereiro a 5 de março, foram determinadas considerando tanto o Carnaval da folia, como o Carnaval do descanso, com incentivo ao turismo e visitação em pontos de lazer.
São 450 cidades envolvidas, entre elas: Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, São João del Rei, Mariana, Tiradentes, Araxá, Caxambu, São Lourenço e Carrancas.
Segundo o vice-governador Mateus Simões (Novo), Minas Gerais vai investir ao menos R$ 60 milhões na folia deste ano e espera que o Carnaval movimente pelo menos R$ 3 bilhões em todo o estado.
Simões ainda destacou que a expectativa é que haja um crescimento de 10% no número de turistas e o aumento de 20% na ocupação hoteleira em Minas, se comparado ao Carnaval do ano passado.
Novidades no Carnaval de BH
Uma outra novidade anunciada é que a folia deste ano em BH vai contar com três avenidas fechadas e sonorizadas pelo governo do estado: avenida dos Andradas, avenida Brasil e avenida Amazonas.
Para garantir a segurança dos foliões, a Polícia Militar vai usar drones capazes de identificar pessoas foragidas, flagrar crimes e auxiliar os militares em ações estratégicas. Os equipamentos tem luz e alertas sonoros.
A Secretaria de Segurança do Estado de Minas Gerais (Sejusp) também anunciou que não haverá nenhuma saidinha de presidiários durante o Carnaval. Segundo a Sejusp, a iniciativa tem o objetivo de promover uma maior sensação de segurança. O fim das saidinhas durante esse período é uma das apostas do governo do estado para que o Carnaval deste ano seja mais seguro que no ano passado.