Ouvindo...

Conheça o bloco ‘Hahaha’, 1º cortejo de Carnaval em BH formado por palhaços e palhaças

Grupos de palhaçaria da cidade se apresentarão no decorrer do desfile que tomará as ruas do bairro Santa Tereza, na região Leste de BH

Palhaços e palhaças vão colocar o bloco na rua, ocupando as ruas do bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte, pela primeira vez! Trata-se do ‘Hahaha’, conhecido pelos tradicionais cortejos nas alas pediatrias e geriatrias de hospitais da capital, que promete muita alegria no próximo sábado, no dia 15 de fevereiro. “Será um bloco de carnaval completo, com direito a tudo! Estamos ensaiando muito para isso”, contou Gyuliana Duarte, atriz, palhaça e uma das fundadoras do Instituto Hahaha.

O novo bloco, que se une aos outros 175 cadastrados pela prefeitura, surgiu a partir do Instituto Hahaha, criado em 2012 como continuidade ao trabalho iniciado com os doutores da Alegria, que Gyuliana fazia parte. Dois anos depois, nasceu o bloco que faz cortejos populares nas unidades de saúde.

“Esses cortejos levam as festas de rua que movimentavam a cidade de Belo Horizonte como o carnaval, a festa junina e a festa natalina, para dentro das instituições hospitalares, onde, em vez de a dupla de médicos palhaços visitar a instituição, como acontece semanalmente, um elenco de oito palhaços percorre o hospital com muita música, levando a alegria desse momento festivo para dentro dos hospitais”, disse. “Sempre tivemos a vontade de levar o bloco de carnaval para as ruas. E, nesse ano, estamos realizando esse sonho”, contou.

Leia também

Para a estreia, grupos de palhaçaria da cidade — “Atrás do Pano”, “Trampulim”, “Casa Circo Gamarra” e “Minha Companhia’’ — foram convidados a participar com brincadeiras com tecido, jogos de pergunta junto com uma trupe de pernaltas.

Ela disse que o processo de cadastramento junto à PBH foi “tranquilo”. “Imagino que, com a experiência desses anos todos e com o crescimento a cada ano do carnaval de BH, essa parte burocrática do cadastramento vai ficando mais profissional. O diálogo com a prefeitura, que muitas vezes acontece para tirar algumas dúvidas, esse bate-bola tem fluido muito bem”, disse.

Leia também: Músicos e estátuas vivas: intervenções marcam início das inscrições para evento voltado a artistas de rua em BH

Trajeto

Anota aí! A concentração vai começar às 9 horas, na Rua Estrela do Sul, 126, em frente à sede do instituto. “Vamos percorrer a rua Estrela do Sul, passar em frente ao Cine Santa Teresa, adentrar a praça Duque Caxias e finalizar novamente na rua Estrela do Sul, em frente à sede”, disse.

As crianças que quiserem integrar o cortejo caracterizadas de palhaços serão maquiadas pelos artistas ainda na concentração. "É para a mãe, para o pai, para os filhos, avó, avô, tia, tio, primas, primos, cachorro, papagaio, gato... Para toda a família! A proposta é trazer este momento de alegria para todas e todos”, disse.

Sax, trompete, trombone, tuba, tarol, tamburim e xequere... Durante o percurso, a rua deve ser tomada por clássicos das canções infantis, adaptados para o ritmo de Carnaval, além das tradicionais marchinhas.

Para Gyuliana, levar o Carnaval com o tema “alegria cura” é uma prova de que rir é resistir. “Rir cura. O riso que é fundamental para a vida e, dividir com o público externo, para além dos hospitais, essa potência da alegria, com os palhaços do Hahaha e outros tantos da cidade, valorizando a arte da palhaçaria, é uma prova de resistência que nos possibilita mostrar o poder da arte na vida das pessoas”, finalizou.

Instituto Hahaha

O Instituto Hahaha é uma organização da sociedade civil (OSC) que promove a arte da palhaçaria em espaços de saúde e de acolhimento. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, o projeto garante o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico. 

O cortejo de carnaval continua nos meses de fevereiro e março em diversos hospitais, entre eles, O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), A Santa Casa, João Paulo II, o Hospital João XXIII e o Hospital da Baleia.

Serviço

Data: 15 de fevereiro
Horário: a partir das 9h
Local: Rua Estrela do Sul, 126, Santa Tereza


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Leia mais