Ouvindo...

Carnaval BH 2024: Havayanas Usadas define data e local de cortejo

A expectativa é que cerca de 300 mil foliões participem do desfile do bloco, que terá o tema ‘Axé da Montanha’

Bloco Havayanas Usadas desfila por BH na segunda de Carnaval, dia 12 de fevereiro

A afinidade com a Bahia promete marcar o desfile do Havayanas Usadas no Carnaval de Belo Horizonte em 2024. É que o bloco escolheu ‘Axé da Montanha’ como tema do Carnaval deste ano, em referência às conexões com o ritmo baiano que toma conta da festa na capital mineira. O desfile já tem data e local marcados: os foliões se reúnem no dia 12 de fevereiro na avenida dos Andradas, altura do número 3.760, a partir de 09h. A previsão é que o grupo faça a festa de 10h às 14h.

A expectativa dos organizadores é que cerca de 300 mil foliões participem do cortejo neste ano.

Tema

O tema ‘Axé de Montanha’ é uma expressão original de Belo Horizonte que brinca com a identidade da música festiva da capital.

‘O cortejo exalta a conexão Minas com Bahia e suas afinidades que serão trabalhadas no figurino, decoração, repertório, ritmos e ações no desfile com direção artística do carnavalesco Di Souza’ disse o vocalista e organizador do bloco, Heleno Augusto.

‘Axé de Montanha’ também promove um encontro entre as religiões de matrizes africanas referenciadas na Bahia com as raízes católicas de Minas Gerais. Passeando pelo teor político na valorização da pauta ambiental. ‘Se o axé não vai até a montanha, a montanha vai até o axé'. O trem elétrico levará o folião a um encontro marcado entre o mar e a montanha.

Trajeto

Na segunda-feira de Carnaval, dia 12 de fevereiro, o bloco Havayanas Usadas se reúne às 9h na Av, dos Andradas, 3760, na região Leste de BH. O cortejo seguirá o trajeto no sentido do estádio Independência, no bairro Horto até próximo a avenida Silviano Brandão.

Banda e bateria

A banda do trio do Havayanas Usadas terá oito músicos, sendo três com instrumentos de sopro, além de baixo, guitarra, teclado e dois vocalistas. Ao longo do ano, fora do Carnaval, o Havayanas assume a formação no palco como a Banda Chinelada.

Também contará com dois regentes de bateria, quatro sub-regentes de chão, 170 pessoas na bateria e mais 70 na ala de dança.

A expectativa é que cerca de 300 mil foliões participem do cortejo neste ano.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde