Ouvindo...

Vídeo: em meio a tiroteio, passageiros oram em manhã de terror no Rio de Janeiro: ‘Confia em Jesus Cristo’

No vídeo é possível ouvir intensa troca de tiros e passageiros abaixados em dentro de estação de ônibus; operação da PC é resultado de sete meses de intensas investigações na identificação de 44 traficantes

Em meio a tiroteio, passageiros oram em manhã de terror no Rio de Janeiro: ‘Confia em Jesus Cristo’.

Uma grande operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro no Complexo de Israel, contra traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), deixou pelo menos 2 pessoas que estavam dentro de ônibus diferentes baleadas nesta terça-feira (10). Em um vídeo obtido pela reportagem, é possível ver diversos passageiros em uma estação do BRT Transbrasil desesperados em meio ao intenso tiroteio, quando começam a fazer uma oração.

No início do vídeo, o barulho do tiroteio toma conta do local, onde cerca de 10 pessoas se abaixam.

“Confio em papai do céu que vai dar tudo certo, ninguém vai ser alvejado em nome de Jesus. Fica tranquila, não fica nervosa, se não a pressão sobe e passa mal”, diz o homem que filma os passageiros. Outra mulher diz: “Envolva-me, senhor, envolva-me, senhor.”

Devido ao tiroteio, um motorista da Linha Vermelha e um passageiro na Avenida Brasil foram baleados. Até a última atualização da polícia, cerca de 8 suspeitos foram presos.

Operação da Polícia Civil x “Peixão”

Devido ao tiroteio, a Avenida Brasil e a Linha Vermelha foram fechadas por volta das 6h30. A ação é resultado de sete meses de intensas investigações, que identificaram 44 traficantes sem mandados anteriores, permitindo à Polícia Civil solicitar ordens judiciais com base em provas. A operação integra uma série de ações da instituição voltadas ao desmantelamento da estrutura criminosa do TCP na região.

As investigações conduzidas pela DRE, com apoio da Delegacia Antissequestro (DAS), revelaram uma organização criminosa altamente estruturada e armada, sob a liderança de Álvaro Malaquias Santa Rosa, o “Peixão”, um dos narcotraficantes mais perigosos do estado. O grupo atua nas comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau.

Sob o comando direto de “Peixão”, o TCP promove a intimidação de moradores, expulsão de rivais, ataques a agentes de segurança e ações coordenadas para impedir operações policiais. Foi identificado um grupo responsável pelo monitoramento de viaturas, queima de ônibus e organização de protestos simulados com o objetivo de obstruir o trabalho policial. Foi apurada, ainda, a existência de um núcleo especializado na tentativa de abate de aeronaves policiais, composto por criminosos com armamento pesado e treinamento específico.

Além das prisões, a operação tem o objetivo de apreender armas de fogo, drogas, rádios comunicadores, aparelhos eletrônicos, documentos e outros materiais que reforcem a responsabilização penal dos envolvidos. Duas construções irregulares utilizadas pelos traficantes como abrigo e pontos estratégicos de ataque — equipadas com seteiras — serão demolidas, conforme autorização judicial, como medida de desarticulação da estrutura defensiva da facção.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.