Santa Catarina, no Sul do Brasil, foi atingida por um ciclone extratropical nessa sexta-feira (7) e a Defesa Civil do Estado reforçou o alerta vermelho de temporais com ventos fortes, chuva e granizo. Conforme o órgão, mais de 40 mil pessoas estão sem energia após as fortes chuvas.
Segundo a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, neste sábado (8), o ciclone extratropical já formado próximo da costa de SC se afasta gradativamente ao longo do dia para o alto-mar. O órgão informou que planeja fazer na manhã deste sábado um mutirão para limpeza da cidade.
Ciclone extratropical: chuva e ventania causam estragos em São Paulo Tornado mata cinco e deixa mais de 400 feridos no Paraná
Os ventos chegaram aos 90 km/h, especialmente nas áreas costeiras e serrana. Neste sábado o alerta continua, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores nessas regiões. Em vídeos e imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver queda de árvores, vendavais e granizo.
Vídeo: ciclone extratropical provoca destruição e deixa milhares sem energia em Santa Catarina
— Itatiaia (@itatiaia) November 8, 2025
Clique e leia mais 👇
📽️Reprodução | Redes Sociais pic.twitter.com/7JQU7wooTd
Vale ressaltar que os três estados do Sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, têm os alertas mais severos, incluindo o de classificação vermelha, para acumulado de chuva e ventos costeiros.
A Defesa Civil informou que todas as regiões do estado devem enfrentar instabilidades nas próximas horas e orienta a população.