Tempestades, granizo e ventos fortes: Santa Catarina entra em estado de atenção

Segundo a Defesa Civil, a aproximação de uma frente fria pode gerar chuvas fortes na região até a manhã de segunda-feira (17)

Santa Catarina está em alerta para tempestade até a manhã de segunda-feira (17)

A Defesa Civil de Santa Catarina, no Sul do país, emitiu um alerta de tempestades válido até a manhã da próxima segunda-feira (17). De acordo com o comunicado, uma frente fria se aproxima da região, o que pode favorecer a ocorrência de chuvas fortes.

“O tempo volta a ficar instável em Santa Catarina por causa da aproximação de uma frente fria, que traz condições para temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo”, informou o meteorologista Pedro de Souza.

Segundo o especialista, os temporais devem se intensificar a partir da tarde deste domingo (16). “O evento traz risco de alagamentos, enxurradas, queda de galhos de árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica, principalmente no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí", orientou.

A Defesa Civil recomenda que a população permaneça longe de janelas, árvores e objetos que possam ser arremessados. A orientação também é para que ninguém tente atravessar vias alagadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso meteorológico de “grande perigo” para tempestades intensas, com chuva forte e rajadas que podem superar os 100 km/h, a partir de domingo (16) em áreas de Santa Catarina. Além do estado, outros 14 também estão em alerta para tempestades no país.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...