Tempestades ameaçam, ao menos, 15 estados brasileiros nas próximas horas, segundo avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os alertas são válidos deste sábado (15) até a manhã da próxima segunda-feira (17).
Alerta vermelho de tempestade
Entre os comunicados está um alerta vermelho, de grau de severidade de grande perigo. Uma nova frente fria associada à formação de um ciclone extratropical pode causar fortes tempestades em quatro estados. O aviso é válido das 9h deste domingo (16) às 3h da próxima segunda-feira (17).
- Mato Grosso do Sul;
- Paraná;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Segundo o Inmet, há possibilidade de chuvas acima de 100 mm em 24 horas, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há “grande risco” de danos em edificações, cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Leia mais:
Alertas laranja de tempestade
Três alertas laranja diferentes comunicam possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo em cidades de outros oito estados:
- Acre;
- Amazonas;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Mato Grosso;
- Goiás.
Leia mais:
Alerta amarelo de chuvas intensas
Outros estados são ameaçados pela possibilidade de chuvas intensas. O alerta amarelo, de grau de severidade perigo potencial, avisa para risco de chuva entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Confira os locais afetados:
- Espírito Santo
- Pará;
- Roraima.