Três pessoas, incluindo um bebê de aproximadamente um ano, morreram devido às chuvas torrenciais que atingiram a cidade de Palhoça, em Santa Catarina, nesta terça-feira (9), informou o Corpo de Bombeiros. O temporal foi causado por um
As vítimas estavam dentro de uma Land Rover que foi arrastada enquanto tentava atravessar uma estrutura de viaduto com ponte que havia sido tomada pela água. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o carro é levado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o bebê foi encontrado pela Polícia Militar sem vida, fora do veículo às margens do rio. Já o casal foi encontrado dentro do carro trancado e submerso. Eles foram retirados pelos Bombeiros.
A mulher foi retirada de dentro do carro primeiro. O homem estava preso dentro do veículo, o que exigiu o apoio de um guincho para remoção o automóvel da zona de risco. Após a retirada, a guarnição realizou o resgate. As vítimas foram levadas para o Instituto Geral de Perícias (IGP) para os procedimentos periciais.
A Defesa Civil estadual emitiu nesta tarde alerta de risco muito alto de temporais com rajadas de vento, alagamentos, granizo, raios e risco de enxurrada para as próximas horas.
Nos próximos dias, as rajadas de vento podem chegar em até 80km/h, sobretudo no litoral.
Ciclone extratropical: Defesa Civil de SP monta gabinete de crise após alerta Na rota do ciclone extratropical, Rio Grande do Sul é atingido por fortes chuvas; veja vídeo O que é ciclone extratropical, fenômeno que causa efeitos em vários estados do Brasil?
O ciclone, ainda segundo a Defesa Civil, é considerado atípico por se desenvolver no período mais quente do ano e por se formar próximo da costa, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A pressão atmosférica mais baixa que o normal também é incomum.
A Defesa Civil recomenda:
- Atenção especial às áreas de encosta, taludes rodoviários e locais previamente mapeados como áreas de risco;
- Manter-se em local abrigado em caso de temporais, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Evitar transitar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia
- Jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Veja a nota oficial dos Bombeiros:
NOTA OFICIAL – CBMSC
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) confirma a localização de três vítimas em decorrência do arrastamento de um veículo no bairro São João, em Palhoça, nesta terça-feira (9).
O automóvel, uma Land Rover, estava ocupado por um casal e uma criança de aproximadamente um ano. O bebê foi encontrado sem vida pela Polícia Militar, fora do veículo às margens do rio. O casal foi localizado dentro do veículo submerso e retirado pela equipe do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do CBMSC.
O CBMSC reforça a orientação para que a população não tente trafegar por áreas alagadas e siga sempre as recomendações dos órgãos oficiais de segurança.
Informações adicionais
A guarnição do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foi acionada pelo COBOM para atendimento da ocorrência, na qual um veículo Land Rover havia sido arrastado ao tentar atravessar uma estrutura de viaduto com ponte.
O veículo permanecia trancado sob a ponte, parcialmente submerso e pressionado pela correnteza. A equipe do GBS realizou o acesso ao automóvel para estabilização da cena. No interior foram confirmadas duas vítimas adultas. A terceira vítima, uma criança de aproximadamente um ano já havia sido localizada às margens do rio, infelizmente também sem vida.
A mulher foi retirada inicialmente. A segunda vítima, um homem adulto, encontrava-se presa dentro do veículo, exigindo apoio de um guincho para remoção do automóvel da zona de risco. Após a retirada, a guarnição realizou o resgate da vítima. As três vítimas ficaram aos cuidados do Instituto Geral de Perícias (IGP) para os procedimentos periciais.
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Centro de Comunicação Social