INSS envia equipes e antecipa benefícios a vítimas de tornado no Paraná

Servidores serão enviados a Rio Bonito do Iguaçu, cidade onde 90% dos imóveis foram destruídos; seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas

INSS envia equipes e antecipa benefícios a vítimas de tornado no Paraná

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou o pagamento de benefícios aos moradores afetados pelo tornado que atingiu o Paraná na última sexta-feira (7). Ao todo, seis pessoas morreram e mais de 750 precisaram de atendimento médico.

Segundo o órgão, servidores do INSS serão enviados à cidade para prestar atendimento e orientar a população. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), decretou estado de calamidade pública no sábado (8), após o tornado que registrou ventos de até 250 km/h devastar a cidade.

Rio Bonito do Iguaçu, município mais afetado, teve 90% dos imóveis destruídos, entre eles casas, prédios públicos, comércios e escolas.

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) também aprovou, na noite de domingo (9), projeto de lei do Governo do Estado que destina R$ 50 milhões aos municípios atingidos. Além disso, a Alep vai repassar mais R$ 3 milhões, provenientes do Fundo da Assembleia.

32 pessoas seguem internadas após o tornado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou, na tarde deste domingo, boletim em que atualizou para 32 o número de pessoas internadas em hospitais no Paraná. Dessas vítimas, quatro estão internadas em estado grave.

Com ventos acima dos 250 km/h, o tornado que devastou diversos municípios do Paraná atingiu a classificação EF3 - a terceira maior escala de força, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, após ser atingida por um tornado na última sexta-feira (7).

Mais de mil pessoas desalojadas

Mais de mil pessoas ficaram desalojadas e abrigos emergenciais foram montados em cidades próximas. Após a destruição, o estado iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, uma nova sede para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e duas escolas em Rio Bonito do Iguaçu.

Além da reconstrução das estruturas, equipes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) estão trabalhando para restabelecer, integralmente, os serviços de água e esgoto em Rio Bonito do Iguaçu e outros municípios da região.

“Toda a estrutura da região central foi destruída. Estamos instalando postes, cabos e transformadores novos. É uma reconstrução pesada, como se estivéssemos começando do zero”, afirmou o gerente de Operação de Campo do Sudoeste da Copel, Leandro Henrique Moraes Guilherme.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...