O governo do estado do Paraná prioriza, neste domingo (9), a instalação de um Centro de Triagem e outro de Acolhimento Psicológico para dar apoio às famílias de Rio Bonito do Iguaçu. Eles vão funcionar já que está sendo possível garantir o restabelecimento de água, energia elétrica e internet em algumas estruturas da cidade, que ficou devastada após a passagem de um tornado nessa sexta-feira (7).
Ainda de acordo com o Executivo estadual, outra prioridade é a limpeza das ruas e casas, além do levantamento das condições dos imóveis com apoio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Dez engenheiros estão avaliam os danos causados às residências.
Banheiros químicos também estão sendo instalados em diversas áreas da cidade, tanto para atender a população como para dar suporte às equipes de limpeza. A partir deste domingo um grande mutirão com o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça auxilia na emissão de documentos.
Apoio do Simepar
Um meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também está na região para prestar apoio no monitoramento das condições climáticas, auxiliando as equipes da Defesa Civil.
Atendimentos de saúde
Até o início da manhã deste domingo (9), seguem internados 32 vítimas, 4 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas nenhum caso grave. Foram realizados desde a última sexta-feira (7), 835 atendimentos.
Em Laranjeiras do Sul, foram 143 atendimentos na UBS Dr. Felipe de Sio, 138 no Hospital São Lucas, 455 no Instituto São José, 18 na Faculdade Campo Real e 81 registros de atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).