Enem 2025: estudantes podem sair com caderno de provas do primeiro dia

Sigilo do primeiro dia de provas do Enem em 2025 acabou às 18h30; Itatiaia divulga o gabarito

Primeiro dia de prova será encerradas as 19h

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) neste domingo (9) já podem sair dos locais de prova com os cadernos de questões. O período de sigilo se encerrou às 18h30, cerca de trinta minutos antes do fim oficial do primeiro dia de aplicação do exame.

A prova de hoje terá um tempo extra em relação ao segundo dia de aplicação, marcado para o próximo domingo (16), em razão da prova de redação. Neste ano, o tema da dissertação foi as “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

A redação é a prova de maior valor do Enem, distribuindo 1000 pontos no total. O texto deve ter 30 linhas máximas, e os alunos devem escrever em ao menos sete para não zerar. O tipo de texto é dissertativo-argumentativo. Na correção do texto, os professores levam em conta cinco competências, atribuindo nota de 0 a 200 pontos para cada uma:

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e estrutura do texto;
  • Organização das ideias e argumentação;
  • Coesão e coerência;
  • Proposta de intervenção.

Além da redação, os vestibulandos ainda precisam responder 90 questões objetivas das provas de linguagem e humanidade. Em parceria com o Chromos, a Itatiaia está divulgando as respostas quatro cadernos:

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...