Doações para vítimas de tornado devem se entregues nos quartéis dos Bombeiros no Paraná

Neste primeiro momento, campanha foca em itens essenciais e de uso imediato

Alimentos não perecíveis são prioridade

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Gabinete da Primeira-Dama do Paraná uniram esforços para organizar uma campanha de arrecadação de donativos em apoio à população de Rio Bonito do Iguaçu, atingida por um tornado que afetou cerca de 90% da cidade.

As pessoas interessadas em ajudar podem entregar suas doações nos quartéis do Corpo de Bombeiros de todo o estado.

Neste primeiro momento, a campanha foca em itens essenciais e de uso imediato. O Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, detalhou a lista de prioridades:

  • Alimentos não perecíveis
  • Roupas de cama e banho
  • Itens de higiene e limpeza
  • Roupas íntimas novas

“Alimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza são coisas que realmente as pessoas precisam neste momento. Não há necessidade, por ora, de roupas, que é algo que vai demandar mais para frente, com exceção de roupas íntimas”, enfatizou o coronel Schunig

A solidariedade dos paranaenses tem gerado um grande volume de donativos. “Já estamos recebendo um grande volume de donativos, temos três pontos de coleta e armazenamento que estão quase lotados e estamos abrindo novos postos particulares”, informou o coronel. A Defesa Civil está responsável pela triagem, seleção e logística para garantir que os itens cheguem às famílias mais necessitadas.

Como grande parte da infraestrutura de Rio Bonito do Iguaçu foi comprometida, a maior parte dos donativos está sendo centralizada em municípios vizinhos, como no Ginásio dos Bancários, em Laranjeiras do Sul. A Defesa Civil coordenará o envio de todos os itens arrecadados.

Mortes no Paraná

As forças de segurança estaduais confirmaram, até o momento, seis mortes, cinco delas ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais atingida, e uma foi em Guarapuava.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...