Equipes trabalham para restabelecer serviços essenciais em cidade atingida por tornado

Serviços de energia foram completamente destruídos em passagem de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu nesta sexta-feira (7)

Sanepar e Copel concentram esforços para restabelecer serviços de saneamento e energia

Equipes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) trabalham em Rio Bonito do Iguaçu para restabelecer os serviços de energia e saneamento após a passagem de um tornado, na noite dessa sexta-feira (9), com ventos superiores a 250 km/h.

A Copel, por exemplo, afirma que toda a estrutura da região central foi destruída. Cerca de 20 equipes de construção e manutenção, com cerca de 200 profissionais, trabalham para substituir mais de 300 postes danificados e reconstruir por completo a rede elétrica da área urbana.

Segundo o gerente de operação de Campo do Sudoeste da Copel, Leandro Moraes, a reconstrução é um serviço pesado. “É como se estivéssemos começando do zero. A religação dos clientes é o segundo passo, já que muitas unidades consumidoras foram destruídas. Há casas que perderam completamente a entrada de energia, mas estamos deixando toda a rede pronta para receber novas conexões assim que as reconstruções avançarem”, disse.

No sábado (8), a empresa trabalhou para restabelecer a energia em pontos estratégicos da cidade, como o Centro de Operações da Defesa Civil e as estruturas da Sanepar. “Onde as unidades consumidoras não foram totalmente destruídas, o retorno da energia deve ocorrer mais rapidamente. Nos locais de difícil acesso, o trabalho deve se estender por alguns dias, talvez semanas”, ressaltou Leandro Moraes.

Já no caso da Sanepar, a empresa conseguiu restabelecer a captação e o tratamento de água desde o início da tarde de sábado. De acordo com o gerente de engenharia da Companhia, Rafael Polak, o sistema está em fase final de regularização. Mais de 30 profissionais da empresa trabalham na região, incluindo seis caminhões-pipa.

“A estação está produzindo a todo vapor e boa parte da cidade já está abastecida. As redes de distribuição estão funcionando normalmente, com exceção de alguns trechos que ainda não estão pressurizando 100%. Esse é o nosso desafio, de pressurizar totalmente a rede, pois alguns trechos tiveram tubulações internas danificadas pelos destroços, o que causa pequenos vazamentos e impede a pressão completa”, explicou.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...