Quem perdeu o Enem 2025 ainda pode fazer a prova? entenda

Candidatos que perderam o primeiro dia de prova precisam comparecer no segundo e justificar ausência

Estudantes tem direito a reaplicação do Enem em caso de desastres naturais e doença

Os candidatos que perderam o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) por motivos de saúde ou problemas logísticos terão direito a reaplicação da prova nos dias 16 e 17 de dezembro, de acordo com o edital do certame. Neste ano, quase 5 milhões de candidatos estão inscritos.

Para participar, os vestibulandos devem solicitar a reaplicação na Página do Participante. Cabe lembrar que se o problema foi logístico, o participante precisa comparecer no segundo domingo de provas, no dia 16 de novembro, e solicitar a reaplicação somente no primeiro dia. As inscrições serão abertas de 17 de novembro até às 12h do dia 21 de novembro.

São considerados problemas logísticos: desastres naturais e falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova. O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), informou nesse sábado (8), que os estudantes de municípios atingidos por um tornado no Paraná terão direito à reaplicação.

Em caso de problemas de saúde, como doenças infectocontagiosas e outras, o estudante deve anexar um documento que comprove a condição na Página do Participante, como o atestado médico.

Quem passou mal durante a prova e saiu antes do horário mínimo de 15h30, não terá direito a reaplicação do Enem. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão julgados individualmente.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...