Ouvindo...

Polícia Civil faz operação contra ‘golpe do amor’ em São Paulo; veja

São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços na capital paulista e na Grande São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo realiza, na manhã desta sexta-feira (7), uma operação contra a prática de estelionato conhecida como “golpe do amor”.

São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços na capital paulista e na Grande São Paulo. A polícia, porém, não divulgou quem são os alvos das ordens judiciais.

Leia também:

A ação desta sexta, que é resultado da investigação do Departamento de Polícia Judiciaria do Interior de São Paulo - Presidente Prudente (DEINTER-8), conta com o apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), divisão que integra o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) da Polícia Civil paulista.

O crime

O estelionato, segundo o Código Penal, consiste em obter vantagem ilícita sobre outra pessoa, induzindo ela ao erro de forma fraudulenta. A pena para o crime pode chegar a cinco anos de prisão.

Caso a fraude seja cometida com o uso das redes sociais com informações fornecidas pela vítima, a pena pode aumentar para oito anos de reclusão. Se a vítima for idosa, a pena pode até dobrar.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.