Com termômetros se aproximando dos 40ºC, Natal tem calorão recorde em São Paulo

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a média térmica na cidade foi de 35,6°C

São Paulo teve calorão nesta quinta de Natal

A capital paulista viveu o dia mais quente de 2025 em pleno feriado de Natal. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em São Paulo atingiu 35,9°C nesta quinta-feira (25), superando a marca anterior de 35,1°C, observada no início de outubro.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a média térmica na cidade foi de 35,6°C. O índice estabelece um novo marco histórico: é o patamar mais elevado para o mês de dezembro desde o início do monitoramento do órgão, em 2004.

Picos de temperatura e variações regionais

O recorde anual foi superado sucessivamente durante a tarde na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte. Às 15h, os registros indicavam 35,7°C, subindo para a máxima definitiva de 35,9°C uma hora depois. Regionalmente, o calor foi ainda mais intenso: no bairro da Mooca, os termômetros chegaram a marcar 38,8°C.

A forte onda de calor é resultado de uma massa de ar quente e úmido que estagna sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Segundo o boletim meteorológico, a previsão é de que o cenário de temperaturas acima da média persista, com potencial para novos recordes nos próximos dias.

Leia também

Previsão do tempo: oito estados estão sob alerta laranja para onda de calor

Alerta laranja: onda de calor ameaça 294 cidades de MG; veja lista

Alertas de chuva: entenda diferença entre amarelo, laranja e vermelho

Previsão para os próximos dias

O Inmet projeta que o recorde desta quinta possa ser batido já na próxima segunda-feira (29), com previsão de máxima de 37°C.

  • Sexta-feira (26): A madrugada deve ser abafada, com rápida elevação térmica durante o dia, ultrapassando os 34°C.
  • Instabilidade: A combinação entre o calor extremo e a entrada da brisa marítima deve causar pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.

Rio de Janeiro também registra altas temperaturas

O clima extremo também atingiu o território fluminense. O sistema Alerta Rio registrou 40,1°C em Guaratiba, igualando o pico de calor registrado em outubro. Foi a segunda vez nesta semana que a capital do Rio de Janeiro rompeu a barreira dos 40°C. Apesar da marca expressiva, o recorde absoluto da cidade em 2025 permanece sendo os 44,0°C registrados em 17 de fevereiro.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...