Duas mulheres foram
O autor dos tiros, identificado como João Antônio Miranda Tello Gonçalves, era servidor da instituição. Ele havia sido afastado do cargo por questões de saúde mental e
Disparos deixam três mortos na Cefet do Maracanã, no Rio
— Itatiaia (@itatiaia) November 28, 2025
📹Reprodução | CNN BRASIL pic.twitter.com/AAkxropOKG
Layse Costa Pinheiro
Layse Costa Pinheiro era psicóloga no Cefet-RJ. Ela se graduou em psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduada em em nível de especialização em Gestão de Pessoas na Faculdade Internacional Signorelli.
Além disso, era professora do Curso de extensão “Psicologia das Oraganizações - Práticas em Gestão de Pessoas - O Modelo Integrado de Seleção, Avaliação e Acompanhamento de Pessoas”, curso vinculado ao Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPUERJ).
Allane de Souza Pedrotti Matos
Allane de Souza Pedrotti Mattos era diretora da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Ensino (Diace) no Cefet-RJ. Doutora em Letras - Estudos da Linguagem pela Puc-RJ, com pesquisa na área de Linguística Aplicada. Fez Doutoramento sanduíche na University of Copenhagen, na Dinamarca, pela CAPES, onde desenvolveu pesquisa e ministrou disciplina para a graduação como professora convidada.
Além disso, era formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes e Mestre em Sistemas de Gestão, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Pedrotti Mattos também era coordenadora da equipe pedagógica e acadêmica da Direção de Ensino do Cefet-RJ na Coordenação de Educação Profissional e Tecnológica de Ensino Médio, atuando com assessoria pedagógica e acadêmica à EPTNM dos oiyo campi do Estado do RJ. Era presidente da comissão geral de Permanência e Êxito e membro da Comissão de Heteroidentificação (CHET).
João Antônio Miranda Tello Gonçalves
Apontado como o autor dos crimes, João Antônio Miranda Tello Gonçalves era técnico administrativo na instituição e tinha sido afastado por questões de saúde mental. Ele era formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Educação e Reeducação Psicomotora pela UERJ e já havia atuado como professor na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Cefet decreta luto
Em nota, o Cefet-RJ decretou luto oficial por cinco dias e lamentou profundamente a tragédia. Leia a nota na íntegra:
"É com extrema tristeza que o Cefet/RJ informa o falecimento das servidoras técnico-administrativas Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro, vítimas de um atentado no interior da Unidade Maracanã na tarde desta sexta-feira (28). Os disparos foram efetuados por João Antonio Miranda Tello Ramos Gonçalves, também servidor da instituição, que, em seguida, tirou a própria vida.
Imediatamente após o ocorrido, a Unidade Maracanã foi evacuada pela Diretoria de Ensino (DIREN) e foram acionados o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que atuaram nos primeiros socorros às vítimas. As motivações do crime serão investigadas pela Delegacia de Homicídios da Capital.
A Direção-Geral do Cefet/RJ lamenta profundamente essa tragédia, que chocou a comunidade acadêmica, e decreta luto oficial por cinco dias na instituição a partir de 1º/12/2025.”
Nota da Polícia Civil
A Polícia Civil emitiu nota sobre o crime. Leia na íntegra:
“A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e investiga as mortes de três pessoas. De acordo com informações preliminares, um criminoso entrou na unidade de educação, atirou contra as vítimas e se matou em seguida. Diligências estão em andamento para apurar os fatos.”