Belo Horizonte
Itatiaia

Operação no Complexo da Maré cumpre 56 mandados de prisão e investiga membros do TCP

Polícias Civil e Militar cumprem 56 mandados de prisão contra integrantes do Terceiro Comando Puro em comunidades da Zona Norte do Rio

Por
RJ tem 2º dia de megaoperação contra organizações criminosas no Complexo da Maré
Complexo da Maré • CNN Brasil

As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro realizam, nesta quarta-feira (10), uma grande operação no Complexo da Maré, na Zona Norte da capital. A ação tem como alvo integrantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas, roubos, homicídios, violência doméstica e exploração sexual infantil.

Ao todo, estão sendo cumpridos 56 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão. Até a mais recente atualização, 10 suspeitos haviam sido presos.

Segundo as autoridades, equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) participam da operação. Durante a entrada nas comunidades, houve troca de tiros e criminosos incendiaram barricadas para dificultar a chegada das forças de segurança.

A ação é resultado de uma investigação conduzida pela 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso), que foi dividida em seis linhas de apuração. 

Entre as investigações que motivaram a operação estão:

  • Roubo de cargas em vias expressas, como a Avenida Brasil;
  • Receptação e revenda de celulares roubados dentro das comunidades;
  • Exploração sexual infantil, incluindo compartilhamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes;
  • Tentativa de homicídio contra uma adolescente, baleada após a família entrar por engano na comunidade da Baixa do Sapateiro, em 2024;
  • Violência doméstica e posse ilegal de armas;
  • Roubo contra um casal na Avenida Brasil, com uso indevido de celulares e cartões bancários das vítimas.

Os investigadores também apuram um caso de violência doméstica que levou à descoberta de armas em uma residência e um assalto ocorrido recentemente na Avenida Brasil, quando um casal teve celulares e cartões roubados e utilizados em compras e transferências bancárias.

O Complexo da Maré reúne áreas controladas por diferentes grupos criminosos. A operação desta quarta-feira concentra-se principalmente em comunidades sob influência do TCP, como Vila do João, Conjunto dos Pinheiros, Morro do Timbau e Baixa do Sapateiro.

De acordo com a Polícia Civil, a ação busca prender suspeitos ligados a diferentes crimes e reunir novas provas para investigações em andamento.

Por

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.