A megaoperação de limpeza realizada após o
O volume superou o registrado na virada de 2025, quando foram recolhidas 980 toneladas de lixo em toda a capital fluminense, sendo 508 toneladas somente em Copacabana.
Para a operação especial de Ano-Novo, a Comlurb mobilizou 5.260 garis em todos os pontos da festa organizada pela Prefeitura do Rio. De acordo com a companhia, foram distribuídos cerca de 7 mil contêineres (de 240 litros e de alta capacidade, com 1.200 litros), o maior número já utilizado em uma virada de ano no município.
Em nota, a Comlurb destacou a colaboração do público, que utilizou os contêineres espalhados ao longo da orla de Copacabana. Segundo a empresa, a medida agilizou o serviço e permitiu que a areia da praia e as pistas da Avenida Atlântica fossem liberadas à população pouco antes das 10h, já limpas e desodorizadas.
Somente em Copacabana, cerca de 1.500 garis atuaram na limpeza, com o apoio de 500 equipamentos e veículos. Para atender ao movimento intenso desta quinta-feira, a companhia manteve equipes de manutenção na praia até as 17h.
A limpeza hidráulica das vias contou com o maior esquema já realizado na capital, envolvendo 26 caminhões-pipa e 26 motobombas com sistema de alta pressão. Ao todo, a Comlurb utilizou 440 veículos e equipamentos, entre caminhões compactadores e basculantes, varredeiras, pipas d’água para lavagem com água de reúso, pás mecânicas e tratores de praia.
O presidente da Comlurb, Jorge Arraes, acompanhou a operação desde as primeiras horas da manhã, a partir das 6h, em Copacabana. Segundo ele, o planejamento operacional foi cumprido sem intercorrências. “Mais uma vez a Comlurb mostra a força e o comprometimento dos seus garis para entregar a praia limpa à população e as pistas liberadas antes das 10h”, afirmou.
Ainda de acordo com Arraes, o resultado permitiu que moradores e turistas aproveitassem a praia logo no início do feriado. “Estamos muito felizes com o resultado alcançado para que os frequentadores possam curtir a praia neste feriado”, completou.
* Informações com Agência Brasil