Vacinação contra a dengue segue abaixo do ideal e Prefeitura de BH convoca responsáveis

Município reforça necessidade de imunização de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e alerta para documentação e prazos do esquema vacinal

Vacinação contra a dengue no Brasil começará em fevereiro, indica Ministério da Saúde

A Prefeitura de Belo Horizonte voltou a reforçar a importância da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal na capital e aumentar a proteção contra as formas mais graves da doença.

A vacina Qdenga está disponível nos 153 centros de saúde de Belo Horizonte e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de atendimento podem ser consultados no site da Prefeitura.

De acordo com o balanço mais recente, já foram aplicadas 194 mil doses do imunizante, sendo 131 mil referentes à primeira dose e 63 mil à segunda. A cobertura vacinal está em 58,7% para a primeira dose e 28,1% para a segunda, ainda distante da meta mínima de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Quem teve diagnóstico recente de dengue deve aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar a vacinação. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, não há mudança no intervalo previsto, desde que a segunda aplicação não seja feita antes de 30 dias do início da doença.

A presença dos pais ou responsáveis é obrigatória no momento da vacinação. Também é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e o cartão de vacina.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...