PUC Minas promove evento gratuito que debate literatura e feminismo

Campus São Gabriel sedia a quinta edição do Múltiplas Leituras com foco no feminismo e unidade Lourdes estreia com sua primeira edição em 2025

‘Múltiplas Leituras’ acontece na quarta-feira (12) no campus São Gabriel e, entre os dias 24 e 26 de novembro, na unidade de Lourdes

A PUC Minas São Gabriel realiza, nesta quarta-feira (12), a quinta edição do Múltiplas Leituras, um projeto para alunos e aberto ao público, que une literatura, arte, comunicação e debate público. Neste ano, o tema é inspirado na obra “Sejamos Todos Feministas”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, e propõe reflexões sobre igualdade de gênero, representatividade e empoderamento feminino.

O evento é gratuito e aberto ao público, e faz parte de uma programação que se estenderá também para o campus Lourdes entre os dias 24 e 26 de novembro. Para quem não é aluno da instituição, não é necessário nenhum cadastro prévio, só informar na portaria que irá participar do evento.

Idealizado pela professora Luciana Fagundes, coordenadora do LabSG e do curso de Jornalismo da PUC Minas em Lourdes, o projeto nasceu em 2023 e se consolidou como um espaço de diálogo entre ensino, pesquisa e cultura. “Acreditamos que o projeto é um espaço vivo de trocas e escuta. Nesta edição, abraçamos o tema do feminismo para promover reflexões que ultrapassem os muros da universidade”, explica a educadora.

Equipe de produção do LabSG para o Múltiplas Leituras edição 2025

A programação no São Gabriel começa às 18h30, com a Oficina de Escrita Criativa, conduzida pela professora Luciana Andrade Gomes Bicalho, e segue até as 22h, com atividades que integram arte e comunicação sob uma perspectiva feminista.

Entre os destaques estão a roda de conversa “Pode o jornalismo ser feminista?”, às 19h, mediada pela professora Verônica Soares da Costa e com participação das jornalistas Maria Paula Monteiro, Nara Lya Scabin e Maria Eduarda Gonzaga; e o debate “Sejamos Todos Feministas: publicidade em (re)construção”, às 21h, que discute o papel da comunicação na quebra de estereótipos de gênero.

O evento também contará com apresentações culturais, feira gastronômica e de artesanato, exposições e produções audiovisuais inspiradas na obra de Chimamanda.

Entre elas estão a mostra “Retratos do Sensível”, composta por ensaios fotográficos sobre escuta e acolhimento; o audiolivro coletivo “Sejamos Todos Feministas”, produzido por estudantes do LabSG; e o vídeo teatralizado “[Feminino]”, que reflete sobre o papel da mulher ao longo da história.

Leia também

Encerrando a noite, a cantora Rebeca Tereza e o monitor do LabSG Victor Queiroga apresentam o show “O Amor de Mulheres Brasileiras”, em homenagem às vozes femininas da Música Popular Brasileira.

Serviço:

Múltiplas Leituras 2025 - Sejamos Todos Feministas

Data: 12 de novembro de 2025 - Quarta-feira

Local: PUC Minas São Gabriel - Rua Walter Ianni, 255, Bloco I

Entrada: gratuita e aberta ao público

Mais informações: @labsg | (31) 3439-5298 | asscomsg@gmail.com

(Estagiária sob supervisão de Marcello Pereira)

Karol Martins é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária de redes sociais na Itatiaia. Atuou antes como monitora do Jornal Marco/Colab

Ouvindo...