Pai e filho morreram eletrocutados na manhã desta quinta-feira (11) após um acidente em uma obra na comunidade Colônia Mestre Campos, na zona rural de
As vítimas foram identificadas como Luiz Alves Teixeira, de 57 anos, e Mateus Teixeira de Souza, de 25. Outro filho de Luiz também sofreu a descarga elétrica, mas estava de bota e sobreviveu.
Segundo informações do sargento Mendes, da Polícia Militar (PMMG), o pai é pedreiro e era ajudado pelos filhos em uma obra. O acidente aconteceu quando o trio foi realizar o assentamento de um padrão de energia e tocou na rede elétrica.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e atestou o óbito de Luiz e Mateus. A perícia da Polícia Civil (PCMG) foi acionada para realizar os trabalhos de praxe.
O local foi isolado para a equipe da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) desligasse a rede e os corpos pudessem ser retirados.
Em nota enviada à Itatiaia, a Cemig afirmou: “A empresa ressalta que o sistema elétrico local opera dentro das normas técnicas e de segurança estabelecidas para esse tipo de instalação”. “A Cemig lamenta o ocorrido e colabora com as autoridades nas informações necessárias”, acrescentou.
Cuidados ao se aproximar da rede elétrica
“A Cemig reforça que todo trabalho próximo à rede elétrica, antes de ser realizado, deve passar por criteriosa avaliação de risco, sempre respeita dando a distância de 1,5 metros das instalações da rede de energia, tanto na horizontal quanto na vertical, reduzindo o risco de aproximação ou toque acidental no sistema de distribuição.
A simples aproximação pode gerar um arco elétrico capaz de provocar acidentes graves. Além disso, é indispensável o uso de equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e profissionais qualificados e capacitados para a realização do serviço”.
Com informações de Thiago Cardoso, da Rádio 98 FM Teófilo Otoni