Pedreiro e filho morrem eletrocutados enquanto trabalhavam em obra no interior de MG

Outro filho do pedreiro também sofreu a descarga, mas sobreviveu; acidente aconteceu na zona rural de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri

Pedreiro e filho morrem eletrocutados enquanto trabalhavam em obra no interior de MG

Pai e filho morreram eletrocutados na manhã desta quinta-feira (11) após um acidente em uma obra na comunidade Colônia Mestre Campos, na zona rural de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri de Minas Gerais.

As vítimas foram identificadas como Luiz Alves Teixeira, de 57 anos, e Mateus Teixeira de Souza, de 25. Outro filho de Luiz também sofreu a descarga elétrica, mas estava de bota e sobreviveu.

Segundo informações do sargento Mendes, da Polícia Militar (PMMG), o pai é pedreiro e era ajudado pelos filhos em uma obra. O acidente aconteceu quando o trio foi realizar o assentamento de um padrão de energia e tocou na rede elétrica.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e atestou o óbito de Luiz e Mateus. A perícia da Polícia Civil (PCMG) foi acionada para realizar os trabalhos de praxe.

O local foi isolado para a equipe da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) desligasse a rede e os corpos pudessem ser retirados.

Em nota enviada à Itatiaia, a Cemig afirmou: “A empresa ressalta que o sistema elétrico local opera dentro das normas técnicas e de segurança estabelecidas para esse tipo de instalação”. “A Cemig lamenta o ocorrido e colabora com as autoridades nas informações necessárias”, acrescentou.

Cuidados ao se aproximar da rede elétrica

“A Cemig reforça que todo trabalho próximo à rede elétrica, antes de ser realizado, deve passar por criteriosa avaliação de risco, sempre respeita dando a distância de 1,5 metros das instalações da rede de energia, tanto na horizontal quanto na vertical, reduzindo o risco de aproximação ou toque acidental no sistema de distribuição.

A simples aproximação pode gerar um arco elétrico capaz de provocar acidentes graves. Além disso, é indispensável o uso de equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e profissionais qualificados e capacitados para a realização do serviço”.

Com informações de Thiago Cardoso, da Rádio 98 FM Teófilo Otoni

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...