Moradores da Região Centro-Sul de Belo Horizonte denunciam vazamentos de água nos bairros Santo Antônio e São Pedro que têm provocado transtornos para quem vive no local. Segundo relatos enviados à Itatiaia, a água limpa está sendo desperdiçada em endereços como Rua Santo Antônio do Monte, Rua Teixeira de Freitas e Rua Tupaciguara.
“Os vizinhos já fizeram diversas reclamações para a Copasa, mas o problema não foi resolvido”, diz uma moradora. Devido ao vazamento de água, o piso em alguns locais começou a afundar.
Moradores reclamam de vazamentos e desperdício de água em ruas da Região Centro-Sul de BH
— Itatiaia (@itatiaia) January 17, 2026
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📹 Imagens cedidas à Itatiaia pic.twitter.com/H0TMyCkx93
A Itatiaia entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para obter o posicionamento da companhia sobre a situação descrita por moradores da Região Centro-Sul de BH e aguarda retorno.
Nesta sexta-feira (16), a Copasa informou que os reservatórios de água estão com níveis suficientes para abastecer a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “A Companhia está monitorando de forma ininterrupta o nível do Sistema Rio das Velhas e do Sistema Paraopeba e, até o momento, reforça que não houve impactos na captação de água para a Grande BH”.
Ainda segundo a Copasa, as represas que compõem o Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento de água em grande parte da RMBH, estão com aproximadamente 48% de reserva, volume que está dentro do esperado para este período do ano