Kit rajada e carro blindado: veja o que diz o BO sobre confronto na Pedreira Prado Lopes, em BH

Confronto na Pedreira Prado Lopes deixou dois mortos, seis feridos e resultou na apreensão de pistolas furtadas e de um veículo blindado clonado

Kit rajada e carro blindado: veja o que diz o BO sobre confronto na Pedreira Prado Lopes, em BH

A operação da Polícia Militar (PM) contra criminosos que tentavam dominar o tráfico de drogas no Aglomerado Buraco Quente, na Pedreira Prado Lopes, entre os bairros Lagoinha e Santo André, na Região Noroeste de Belo Horizonte, terminou com dois mortos, pelo menos seis feridos e diversas armas apreendidas, entre elas uma pistola Taurus TH9, que havia sido furtada em março de 2024 e pertencia a um policial civil (PC).

A intensa troca de tiros aconteceu na noite desta terça-feira (11). Conforme o Boletim de Ocorrência (BO), a operação foi desencadeada após o Serviço de Inteligência da PM identificar um plano de ataque de um grupo criminoso que pretendia tomar o controle do tráfico de drogas no Buraco Quente. Os suspeitos utilizariam um carro modelo IX35 prata e blindado, além de uma motocicleta vermelha, para executar rivais na região.

Segundo a PM, com a confirmação anônima de que o ataque ocorreria, equipes do Tático Móvel e agentes de inteligência do 34º Batalhão foram mobilizados para a Rua Ibiá, ponto estratégico da comunidade.

De acordo com o BO, durante o patrulhamento, os policiais avistaram uma motocicleta vermelha com dois ocupantes. Ao receberem ordem de parada, os suspeitos tentaram fugir, mas foram capturados. Com o garupa, um jovem de 29 anos, a PM encontrou uma pistola semiautomática dourada acoplada a um Kit Roni, dispositivo que transforma a arma em uma submetralhadora, além de quatro carregadores e munições. Já o piloto da motocicleta, outro jovem de 25 anos, foi encontrado uma pistola Taurus TH9 semiautomática. Ambos foram presos em flagrante.

O BO descreve ainda que, momentos antes da chegada dos militares, os suspeitos já haviam entrado em confronto com outro grupo criminoso, fortemente armado e com carros blindados, que teria tentado assumir o controle da mesma área. Alguns dos feridos foram socorridos para o Hospital Metropolitano Odilon Behrens.

Confronto e morte

Conforme relatado no BO, enquanto as prisões dos dois jovens eram realizadas, os militares ouviram disparos vindos do interior do aglomerado. Ao avançarem pela Rua Vivina Faria do Nascimento, os policiais se depararam com três homens armados e encapuzados. Foi nesse momento que iniciou a troca de tiros entre os criminosos e a polícia.

No local, dois suspeitos foram baleados, um jovem de 22 anos e outro de 24, sendo este último apontado pela Polícia Militar como chefe da organização criminosa. Ambos foram socorridos ao Hospital Odilon Behrens, sob escolta policial.

Um terceiro suspeito fugiu, abandonando uma pistola Glock 9mm com um adaptador conhecido como “kit rajada”. No local, foi encontrado morto Leandro Henrique Martins, de 32 anos, conhecido como “Ieie”, também identificado como uma das lideranças do tráfico na região. Outra vítima, de 23 anos, foi atingida na perna e levado ao Hospital João XXIII.

Durante o confronto, a PM constatou, conforme o BO, que o veículo IX35 prata, usado pelos criminosos era clonado, e que a placa original pertencia a um carro furtado em junho de 2025.

Prisão por tráfico de drogas

Consta ainda no BO que, durante o deslocamento para o hospital, um jovem de 24 anos também foi abordado. Apontado como liderança do tráfico no Buraco Quente, ele afirmou ter sido alvo de um atentado momentos antes. Durante buscas e apreensões na casa do suspeito, os policiais encontraram duas barras de maconha e uma balança de precisão.

Antecedentes e armas furtadas

De acordo com a PM, os presos, feridos e mortos têm extensa ficha criminal, com registros por tráfico de drogas, roubo, receptação e homicídio. As armas apreendidas também apresentavam irregularidades:

  • Uma pistola Taurus TH9, calibre 9mm, havia sido furtada em março de 2024 e pertencia a um policial civil;
  • Uma pistola Glock 9mm também constava como produto de furto;
  • Uma mochila foi apreendida com quatro carregadores completos e uma caixa com munições.
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.

Ouvindo...