Um homem beneficiado pela saidinha temporária, foi assassinado nesse domingo (21) na avenida JK, no bairro Cidade Satélite, em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Militar (PM) foi acionada após denúncias de um homicídio no local. Segundo relato do proprietário da residência, ex-cunhado da vítima, o crime aconteceu enquanto ele limpava a calçada de casa.
A vítima, identificada como Claudinei de Sousa, era conhecida como “Chapoca” e estava no portão acompanhando o cunhado e conversando com conhecidos, entre eles uma mulher.
Ainda de acordo com o relato do ex-cunhado à Polícia Militar, em determinado momento uma motocicleta vermelha, ocupada por dois homens vestidos de preto e usando balaclavas, se aproximou do local e os suspeitos já chegaram efetuando disparos de arma de fogo contra “Chapoca”, que foi baleado e tentou correr para dentro da garagem da residência.
Consta no Boletim de Ocorrência (BO) que o garupa da motocicleta desceu e entrou na garagem, onde efetuou novos disparos. O cunhado de “Chapoca” contou que ouviu os primeiros tiros, tentou sair de casa, mas ao ouvir o pedido de socorro do cunhado e novos disparos, voltou para o interior do imóvel e correu para os fundos, temendo pela própria vida. Após o fim dos tiros, ele foi até a garagem e encontrou Claudinei caído ao chão, com perfurações pelo corpo e na cabeça.
Familiares informaram à polícia que a vítima estava usufruindo do benefício da saída temporária, permanecendo sete dias em casa e 45 dias no sistema prisional. Claudinei havia saído na sexta-feira (19) e deveria retornar ao presídio na próxima sexta-feira (29).
Segundo a PM, ninguém no local reconheceu os autores do crime, mas há suspeita de dois homens que teriam feito ameaças anteriores contra a vítima. Ainda segundo informações de pessoas que preferiram não se identificar, o celular da vítima teria sido levado pela mulher que conversava com Claudinei momentos antes do crime e fugiu logo após os disparos.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou a morte da vítima. A perícia da Polícia Civil também foi acionada, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML). O caso será investigado.