Rodízio de carros está suspenso em São Paulo; saiba até quando

A suspensão ocorre em períodos específicos do calendário, como feriados prolongados ou final de ano

O rodízio de veículos está suspenso em São Paulo a partir desta segunda-feira (22) e retornará até o início de janeiro de 2026.

A suspensão ocorre em períodos específicos do calendário, como feriados prolongados ou final de ano, onde a Prefeitura libera, temporariamente, a circulação de carros em todos os horários e dias da semana, sem considerar o final da placa.

O rodízio volta a operar em 12 de janeiro de 2026, e os motoristas que forem pegos dirigindo em horários proibidos terão que pagar uma multa de R$130, considerada infração média.

Retorno das restrições

O rodízio de veículos em São Paulo ocorre de segunda a sexta-feira, baseado no número

final da placa do veículo, nos horários das 7h às 10h e das 17h às 20h.

A ação faz parte do Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, que visa melhorar as condições do trânsito, através da redução do número de veículos em circulação nas vias públicas.

A restrição é feita a partir do dígito final da placa do veículo e dia da semana:

Segundas-feiras: finais 1 e 2
Terças-feiras: finais 3 e 4
Quartas-feiras: finais 5 e 6
Quintas-feiras: finais 7 e 8
Sextas-feiras: finais 9 e 0

O retorno do rodízio municipal exige atenção dos motoristas, pois a desobediência às regras após o fim da suspensão é considerada infração de trânsito.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...