Estudantes de todo o país, com exceção do
Com o sonho de fazer medicina veterinária, a estudante Brenda Vitória, de 18 anos, disse que achou o exame difícil, mas revelou expectativa grande pelo resultado em janeiro. A esperança de Brenda é colocar a nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A jovem ainda revelou que encontrou maior dificuldade na prova de matemática. “A pior de todas. É o terror de todo mundo”, disse à Itatiaia.
A estudante Ana Eloisa, que compartilha a vontade de fazer medicina veterinária com Brenda, disse também ter achado a prova difícil. Embora tenha encontrado dificuldade para fazer a prova, Ana disse estar muito ansiosa pelo resultado final.
Já o estudante Tiago Dias da Silva, de 18 anos, disse ter achado as questões de biologia e química fáceis. O jovem, no entanto, achou as provas de matemática e físicas “chatinhas”. “Consegui fazer tudo rapidinho”, contou.
Tiago espera conseguir nota para aplicar em uma faculdade de tecnologia. “Acho que minha nota deve estar boa, como é a minha primeira vez fazendo essa prova. Acho que tá”, disse à reportagem.
Enem 2025
O segundo dia do
Os portões abriram às 12h e se fecharam às 13h. A aplicação das provas começou às 13h30. A partir das 15h30, os estudantes puderam sair da sala de exame, mas sem o Caderno de Provas.
A prova termina às 18h30 - meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo. Para sair com o Caderno de Provas, os inscritos devem sair, pelo menos, 30 minutos antes do fim da prova.
No primeiro dia do exame, ocorrido no domingo (9), dos mais de 4,81 milhões inscritos confirmados, 27% faltaram ao primeiro dia de provas. Na ocasião, os estudantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a prova tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os estudantes possuem portas de entradas para diversas faculdades em todo o país.
Além disso, instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar os estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. A prova também pode ser usada como forma de ingresso para instituições internacionais, como universidades portuguesas.