O atraso nas obras no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, levou à notificação das empresas responsáveis pela intervenção.
Segundo análises da Superintendencia de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP), o consórcio formado pelas empresas Poros e RFJ não tem cumprido o cronograma.
Diante desse cenário, foi enviado, nesta segunda-feira (1º), um ofício notificando as empresas, que têm entre 5 e 10 dias úteis para responder.
Caso a análise técnica rejeite as justificativas, o contrato pode ser desfeito e a segunda colocada na licitação ser chamada para continuar as obras.
O superintendente de Desenvolvimento da Capital, Leonardo Gomes explica.
“As obras do Trevo do BH Shopping, com o alargamento do viaduto, teve ordem de serviço em novembro de 2024. Houve um período de projetos para conferência estrutural. Foram feitos (esses projetos) em maio, e liberados para a execução da obra. A obra, desde então, não evoluiu como a gente queria no cronograma. Assim como o prefeito Álvaro Damião sempre cobra a SUDECAP a execução de obra, e ele nos cobra isso mensalmente, a gente cobra das empresas. Agora, a empresa não conseguiu performar, a obra não evoluiu.
A gente está entrando com a notificação prévia à empresa de abertura de processo administrativo. Nesse processo, a gente notifica a empresa, pelo não cumprimento o cronograma. Ela tem de 5 a 10 dias úteis para responder, para ter suas contrarrazões. Após isso, a prefeitura pode entrar com a aplicação de sanção, rescisão contratual e depois o próximo passo é a convocação das outras empresas, segundo, terceiro colocado, para a execução da obra.
Apesar do atraso, o superintendente mantem o prazo de que as obras terminem de dezembro de 2026.
“A gente tá trabalhando para o chamamento das outras empresas, que vieram cumprir o cronograma 2026, nem que trabalhem com horário estendido, duas frentes de obras, para a gente cumprir o cronograma no final de 2026, ter o tabuleiro do viaduto e também o alargamento da pista.
A Itatiaia procurou as empresas RFJ e Poros, que ainda não se manifestaram.
O que diz a Prefeitura de BH
Procurada pela Itatiaia, a Prefeitura de BH se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra.
A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que existem dois empreendimentos de mobilidade distintos, em desenvolvimento, supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital, no limite dos municípios de Belo Horizonte e Nova Lima. Sendo eles:
1. Obras de melhoria viária no Trevo BH Shopping (MGC-356 x Av. Raja Gabaglia)
Esta intervenção corresponde ao alargamento do viaduto existente, de modo a viabilizar a melhoria da capacidade de tráfego no sentido Belvedere – Santa Lúcia. Atualmente, a obra encontra-se na fase de execução da fundação da estrutura necessária para o alargamento do viaduto, com a implantação e execução dos elementos de fundação e suporte que darão sustentação à ampliação projetada. A próxima fase é a execução da estrutura do alargamento do viaduto.
2. Obra de interligação entre a MGC-356 e a MG-030
Este segundo empreendimento encontra-se na fase de elaboração de projetos. Para essa finalidade, foi celebrado o Contrato DJ 020/25, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para a elaboração dos estudos e projetos de infraestrutura da interligação entre a MGC-356 e a MG-030, utilizando metodologias de Modelagem da Informação da Construção (BIM). A previsão é que os projetos sejam concluídos no segundo semestre de 2027, enquanto as obras estão programadas para iniciar no primeiro semestre de 2028