Empresas responsáveis por obras no entorno do BH Shopping são notificadas por atraso

Caso a análise técnica rejeite as justificativas, o contrato pode ser desfeito e a segunda colocada na licitação ser chamada para continuar as obras

O atraso nas obras no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, levou à notificação das empresas responsáveis pela intervenção.

Segundo análises da Superintendencia de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP), o consórcio formado pelas empresas Poros e RFJ não tem cumprido o cronograma.

Diante desse cenário, foi enviado, nesta segunda-feira (1º), um ofício notificando as empresas, que têm entre 5 e 10 dias úteis para responder.

Caso a análise técnica rejeite as justificativas, o contrato pode ser desfeito e a segunda colocada na licitação ser chamada para continuar as obras.

O superintendente de Desenvolvimento da Capital, Leonardo Gomes explica.

“As obras do Trevo do BH Shopping, com o alargamento do viaduto, teve ordem de serviço em novembro de 2024. Houve um período de projetos para conferência estrutural. Foram feitos (esses projetos) em maio, e liberados para a execução da obra. A obra, desde então, não evoluiu como a gente queria no cronograma. Assim como o prefeito Álvaro Damião sempre cobra a SUDECAP a execução de obra, e ele nos cobra isso mensalmente, a gente cobra das empresas. Agora, a empresa não conseguiu performar, a obra não evoluiu.

A gente está entrando com a notificação prévia à empresa de abertura de processo administrativo. Nesse processo, a gente notifica a empresa, pelo não cumprimento o cronograma. Ela tem de 5 a 10 dias úteis para responder, para ter suas contrarrazões. Após isso, a prefeitura pode entrar com a aplicação de sanção, rescisão contratual e depois o próximo passo é a convocação das outras empresas, segundo, terceiro colocado, para a execução da obra.

Apesar do atraso, o superintendente mantem o prazo de que as obras terminem de dezembro de 2026.

“A gente tá trabalhando para o chamamento das outras empresas, que vieram cumprir o cronograma 2026, nem que trabalhem com horário estendido, duas frentes de obras, para a gente cumprir o cronograma no final de 2026, ter o tabuleiro do viaduto e também o alargamento da pista.

A obra no trevo do BH Shopping é uma de quatro intervenções previstas - sendo duas de responsabilidade da Prefeitura de BH e outras duas da prefeitura de Nova Lima. Juntas, essas obras tem objetivo de desafogar o trânsito no limite das duas cidades.

A Itatiaia procurou as empresas RFJ e Poros, que ainda não se manifestaram.

O que diz a Prefeitura de BH

Procurada pela Itatiaia, a Prefeitura de BH se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra.

A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que existem dois empreendimentos de mobilidade distintos, em desenvolvimento, supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital, no limite dos municípios de Belo Horizonte e Nova Lima. Sendo eles:

1. Obras de melhoria viária no Trevo BH Shopping (MGC-356 x Av. Raja Gabaglia)

Esta intervenção corresponde ao alargamento do viaduto existente, de modo a viabilizar a melhoria da capacidade de tráfego no sentido Belvedere – Santa Lúcia. Atualmente, a obra encontra-se na fase de execução da fundação da estrutura necessária para o alargamento do viaduto, com a implantação e execução dos elementos de fundação e suporte que darão sustentação à ampliação projetada. A próxima fase é a execução da estrutura do alargamento do viaduto.

2. Obra de interligação entre a MGC-356 e a MG-030

Este segundo empreendimento encontra-se na fase de elaboração de projetos. Para essa finalidade, foi celebrado o Contrato DJ 020/25, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para a elaboração dos estudos e projetos de infraestrutura da interligação entre a MGC-356 e a MG-030, utilizando metodologias de Modelagem da Informação da Construção (BIM). A previsão é que os projetos sejam concluídos no segundo semestre de 2027, enquanto as obras estão programadas para iniciar no primeiro semestre de 2028

Leia também

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.

Ouvindo...