Em Belo Horizonte, sindicato pede 700 novas permissões de táxi

Proposta divide opiniões entre taxistas; prefeitura afirma manter diálogo com categoria

Tarifa de táxi não aumentava desde 2016 em Belo Horizonte

O Sindicato dos Taxistas de Belo Horizonte está solicitando a emissão de 700 novas permissões para táxis na capital mineira. A proposta, que visa aumentar o número atual de quase 7.000 para 7.500 veículos, tem gerado debate entre os profissionais do setor.

Táxis em BH: bandeira 2 é liberada durante dezembro; confira valores

João Paulo de Castro, presidente da entidade, argumenta que há uma necessidade de recomposição da frota, especialmente para atender à demanda noturna.

Opiniões divididas entre taxistas

A reportagem ouviu taxistas nas ruas, e as opiniões estão divididas. João de Lima Rocha, com 53 anos de profissão, acredita que não há necessidade de mais placas: ''No momento, não está havendo necessidade, não. Está sobrando táxi e faltando passageiro’’.

Por outro lado, Ostro Pereira da Silva, taxista desde 1999, defende a ampliação.’'O município nunca abriu solicitações suficientes para poder atender a população e nós sofremos com isso’’. Ele também ressalta a situação dos motoristas diaristas, que não possuem placa própria e enfrentam dificuldades financeiras.

Belo Horizonte testa táxi-lotação com até sete lugares

Posicionamento da prefeitura

Em nota à Itatiaia, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirma manter diálogo permanente com os taxistas e que o tema vem sendo discutido com a categoria. O órgão informa que o total de permissões permanece estável desde o último processo de regularização, com a inclusão de mais de 40 veículos durante o processo de transferência finalizado em agosto.

A PBH ressalta ainda que qualquer ampliação no número de autorizações de táxis deve obrigatoriamente se basear em critérios técnicos e dados consistentes, por envolver benefícios públicos.

Leia também

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.
Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...