A Campanha da Fraternidade de 2026 foi lançada oficialmente em Belo Horizonte nesta quarta-feira (18). Um dos objetivos é destacar números preocupantes da realidade habitacional no Brasil: cerca de 6,2 milhões de famílias vivem sem moradia adequada e aproximadamente 328 mil pessoas estão em situação de rua.
De acordo com Dom Evandro, recém nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, a igreja pretende promover a consciência coletiva, políticas públicas, a mobilização da sociedade civil e também os governantes para que as ações também sejam planejadas e possam surtir um efeito de mudança no coração e nas estruturas da sociedade.
“A fé durante a Quaresma convida a fazer essa abertura maior de penitência, de oração e de caridade, na certeza de que cada dia a gente tem que ser melhor, cada dia a gente tem que se converter. O apelo da Quaresma é essa conversão do coração”, explica.
Promovida anualmente pela Igreja Católica no Brasil, a Campanha da Fraternidade mobiliza comunidades em todo o país durante o período da Quaresma, incentivando debates e ações concretas sobre temas sociais.