Belo Horizonte
Itatiaia

Detento morre após ingerir pacote de drogas durante tumulto em presídio de Divinópolis-MG

Confusão começou durante horário de visitas no Presídio Floramar; Polícia Civil apura as circunstâncias da morte do homem

Por
Presídio Floramar, em Divinópolis-MG • Reprodução | Google Street View

Marcos Vinicius Tavares, um detento de 37 anos, morreu após uma confusão registrada no Presídio Floramar, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o homem passou mal após ser flagrado tentando engolir um invólucro com substâncias semelhantes à cocaína durante uma intervenção de policiais penais na unidade. O episódio aconteceu durante a tarde desse domingo (31). 

De acordo com a Sejusp, a situação teve início durante o período de visitas em um dos pavilhões do presídio. Policiais penais perceberam que um visitante teria arremessado uma sacola do pátio em direção a uma cela. Diante da movimentação suspeita, os agentes entraram no local e identificaram um dos presos tentando ingerir o material. Ainda conforme a secretaria, enquanto a abordagem era realizada, detentos e visitantes iniciaram um tumulto, arremessando água, alimentos e outros objetos contra os agentes penais. A ordem foi restabelecida pelos servidores da unidade, que conseguiram controlar a situação dentro do presídio.

Como havia suspeita de que o detento tivesse ingerido a substância com características semelhantes à cocaína, o homem foi encaminhado para a cela de triagem, onde permaneceria sob observação. Pouco tempo depois, porém, Marcos começou a apresentar sinais de mal-estar. Ele recebeu os primeiros atendimentos da equipe de saúde do próprio presídio. Com o agravamento do quadro clínico, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Apesar das tentativas de socorro realizadas pelos profissionais de saúde, o detento não resistiu e morreu ainda dentro do presídio. Do lado de fora da unidade, familiares permaneceram concentrados na entrada do local, o que levou ao acionamento de uma viatura da Polícia Militar para apoio.

Apesar da suspeita de ingestão de drogas, as circunstâncias da morte do detento ainda serão investigadas pela Polícia Civil de Minas Gerais, responsável pela apuração criminal do caso. Ainda segundo a Sejusp, Marcos Vinicius Tavares havia dado entrada no Presídio Floramar em julho de 2025 e possuía registros de passagens pelo sistema prisional desde abril de 2008.

Por

Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.