Brumadinho reúne artistas promove mostra de cerâmica gratuita neste fim de semana

O evento vai oferecer transporte gratuito de Belo Horizonte para Brumadinho no dia (15)

Peças da artesã Bernadete Durães

Brumadinho recebe, neste fim de semana, a mostra “Entre Mãos e Memórias: Mostra e Feira de Cerâmica de Brumadinho”. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, na Praça 25 de Janeiro, no Córrego do Feijão, e pretende destacar a produção cerâmica local e a influência da artista Toshiko Ishii.

A programação inclui mostra expositiva, feira de peças autorais, oficinas gratuitas, demonstrações de técnicas, praça de alimentação e apresentações musicais. Um dos pontos centrais é a palestra do ceramista Máximo Soalheiro, conhecido por seus trabalhos que exploram som e performance na cerâmica.

Haverá transporte gratuito de Belo Horizonte para Brumadinho no dia 15/11.

Os shows ficam por conta de Sandro Maxs (sábado) e Banda Vira Lata Caramelo (domingo). No dia 15, haverá transporte gratuito de Belo Horizonte para Brumadinho.

O evento é realizado com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, e conta com apoio da Prefeitura de Brumadinho, Instituto Rede Terra, Associação de Produtores e Associação Comunitária do Córrego do Feijão.

A mostra reunirá obras de artistas locais, peças criadas especialmente para a edição e trabalhos de Toshiko Ishii.

Quem foi Toshiko Ishii

Nascida em Quioto, no Japão, Toshiko chegou ao Córrego do Feijão na década de 1970. Começou a produzir cerâmica aos 70 anos, após a morte do marido, e tornou-se uma figura importante na formação de ceramistas do território. Sua atuação contribuiu para consolidar Brumadinho como referência nessa arte.

Ceramistas participantes

  • Abrahão (Ateliê do Abrahão)
  • Adel Souki
  • Benedikt Twiertz (Ateliê Xakra)
  • Bernadete Durães (Studio de Cerâmica Belfiore)
  • Beth Vieira (Cerâmica BVB – Beth Vieira Brumadinho)
  • Coletivo de Ceramistas de Piedade do Paraopeba
  • Eny Amorim (Ateliê Eny Amorim)
  • Erli Fantini (Ateliê Erli Fantini)
  • Gêra Queiroga (Ateliê Gêra Queiroga)
  • Inês Antonini (Ateliê Inês Antonini)
  • Léa (Léa Cerâmica)
  • Lenine Lucas (Cerâmica Raiz)
  • Luzia Jardim (Ateliê Copaíba)
  • Nãna (Ateliê Nãnart)
  • Ráisa Paco (Ráisa Paco Cerâmica Artesanal)
  • Rubens Rrfil (Rubens Rrfil Cerâmica)
  • Sônia Imanishi (Ateliê de Cerâmica)
  • Susana Fornari (Atelier Susana Fornari)

Transporte gratuito

De Belo Horizonte para Brumadinho no dia 15/11, sábado:

Serviço:

Entre Mãos e Memórias: Mostra e Feira de Cerâmica de Brumadinho
Data:15 e 16 de novembro, sábado e domingo
Local: Praça 25 de Janeiro, Rua 6, s/n – Córrego do Feijão, Brumadinho/MG (Próximo ao Mercado Ipê Amarelo) - Entrada gratuita
Informações: @visitecorregodofeijao

Programação:

Sábado, 15 de novembro – 10h30 às 18h

  • 10h30 às 11h30 – Abertura oficial
  • 10h30 às 18h – Exposição de peças
  • 10h30 às 18h – Feira de Cerâmicas
  • 12h30 às 15h30 – Show Sandro Maxs
  • 14h30 às 15h30 – Palestra com Máximo Soalheiro
  • 15h30 às 18h30 – Oficina de Raku – com Luzia e Rubens
  • 16h às 18h30 – Oficina de Apitos de Barro – com Ráisa Paco
  • Durante o dia – Demonstração de torno – com Lenine e Beth

Domingo, 16 de novembro – 10h às 16h

  • 10h às 17h – Feira de Cerâmicas
  • 10h30 às 17h – Exposição de peças
  • 10h30 às 18h – Show Banda Vira Lata Caramelo
  • 14h às 16h – Oficina de Modelagem de Flores – com Cecília
  • Durante o dia – Demonstrações de torno – com Lenine e Beth / Demonstração de vasos grandes – com Sr. Cristiano (Pinhões)
Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...