BH: faixas de ônibus começam a operar na João Pinheiro e Cristóvão Colombo nesta quinta (29)

Faixas exclusivas para a circulação de ônibus começam a funcionar em toda a extensão das Avenidas, com mudanças nos pontos de parada e estacionamento da região

Avenida João Pinheiro, no Centro de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte vai iniciar, nesta quinta-feira (29), a operação de faixas exclusivas de ônibus nos corredores das Avenidas João Pinheiro, Praça da Liberdade e Avenida Cristóvão Colombo, na Região Centro-Sul. Segundo a administração da capital mineira, elas vão fazer a ligação com as faixas exclusivas das Avenidas Nossa Senhora do Carmo e Augusto de Lima.

A ideia da medida é reduzir o tempo de viagem no transporte coletivo, melhorando o desempenho operacional dos ônibus, oferecendo mais conforto aos usuários e contribuindo para a fluidez do tráfego. As faixas da direita (próximas às calçadas) serão exclusivas para os ônibus de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 19h30.

Nos demais horários, a faixa será compartilhada por outros veículos. O corredor de ônibus abrange toda a extensão da João Pinheiro e Cristóvão Colombo, passando pelas praças da Liberdade e da Savassi nos dois sentidos de circulação. Táxis também estão autorizados a circular nestas faixas exclusivas.

Segundo a PBH, o transporte coletivo leva 67% das pessoas que circulam nos corredores nos horários de pico. Na estimativa da subsecretária de Operações de Transporte e Trânsito da Secretaria de Mobilidade de Belo Horizonte, Jussara Bellavinha, esse número corresponde a mais de 5 mil carros circulando nos dois sentidos. Ao todo, são 19 linhas que passam pelo local.

“Isso mostra como o transporte coletivo é fundamental para a fluidez no trânsito e para a mobilidade da cidade, e como o passageiro do ônibus contribui significativamente para isso”, disse Jussara.

Ponto de ônibus

A Prefeitura mudou a configuração dos pontos de embarque e desembarque na região. A parada na Avenida João Pinheiro, em frente ao Colégio Estadual Afonso Pena, foi dividida. Parte das linhas permanecem no ponto atual e outras serão transferidas para um novo, a cerca de 50 metros de distância.

Na Cristóvão Colombo, as linhas do ponto localizado entre a Praça da Liberdade e Rua Sergipe também foram divididas, ficando em dois locais de parada, no mesmo quarteirão. Todos os pontos já contam com cartazes informativos indicando os locais das linhas para os usuários.

Mudanças no estacionamento

Para adequar a Avenida Cristóvão Colombo à faixa exclusiva foram feitas mudanças nos estacionamentos no quarteirão entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza (sentido Praça da Savassi):

  • O Estacionamento Rotativo na Cristóvão Colombo vai funcionar em horário diferente do restante da cidade e passa a ser permitido das 9h às 17h.
  • O estacionamento das motocicletas será proibido nos horários de operação das faixas exclusivas, das 6h às 9h e das 17h às 19h30.
  • Os estacionamentos de veículos credenciados (especial) foram transferidos para a Rua Tomé de Souza, entre a Cristóvão Colombo e a Sergipe. Os de carga e descarga foram realocados para a Sergipe, entre Cristóvão Colombo e a Rua Tomé de Souza.
Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...