BH amanhece com sensação térmica de 22 °C no ‘horário mais frio’ do dia

De acordo com a Defesa Civil da cidade, a mínima foi de 19,7 °C na Pampulha; calor aumenta e máxima pode chegar a 31 °C

Previsão do tempo: BH amanhece com sensação térmica de 4,6 °C e previsão de tarde nublada

A sexta-feira (12) começou quente em Belo Horizonte. Na região da Pampulha, a mínima oficial registrada foi de 19,7 °C, com sensação térmica ainda mais elevada, de 22,3 °C, às 6h, segundo a Defesa Civil.

A sensação térmica é como o corpo percebe a temperatura, que pode ser diferente do que marca o termômetro. Umidade e vento influenciam essa percepção: em dias quentes e úmidos, o calor parece maior; em dias frios e com vento, o frio é mais intenso.

Na região Oeste, foi de 20,6 °C, mas a sensação térmica chegou a 22,1 °C às 6h, segundo o órgão.

Ao longo do dia, os termômetros devem subir e a temperatura oficial pode atingir 31 °C no período da tarde, com sensação de calor ainda maior.

Apesar do calor, não há previsão de novo recorde. Em 7 de outubro, os termômetros marcaram 35,5 °C à tarde, na região de Venda Nova.

A previsão indica céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Em Minas Gerais

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta será típica de primavera em Minas Gerais. Assim como na capital, o dia deve ser marcado por variação de nebulosidade e pancadas de chuva concentradas, principalmente, no fim da tarde e à noite.

As áreas de instabilidade devem atuar com mais intensidade nas regiões Norte e Oeste do estado. No entanto, devido à disponibilidade de umidade, não está descartada a ocorrência de chuva isolada nas demais regiões, devido ao aquecimento diurno.

No Vale do Rio Doce, no Vale do Mucuri e na Zona da Mata, as temperaturas podem chegar aos 37 °C.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...