A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta quinta-feira (25) a
A iniciativa deste ano foi além das refeições. Em frente ao restaurante, uma estrutura de lazer foi montada com brinquedos infláveis e atrações musicais ao vivo. Um Papai Noel também realizou a entrega de presentes.
Emanuelle Zibral, diretora de unidade de alimentação popular, destacou o esforço logístico para tornar o dia possível. “Hoje o dia é de muito trabalho. As produções começaram ontem (24) e a equipe chegou hoje (25) às 7h. É uma oferta que vai além da refeição; é um dia de alegria com lazer e música, para que as pessoas festejem juntas”, contou.
O sucesso do evento é possível pelo trabalho dedicado de voluntários que escolhem servir ao próximo no dia do Natal. Eliane Teresinha, voluntária há seis anos, descreveu a experiência. "É gratificante o tanto que a gente recebe de elogios. Isso nos dá saúde para realizar o trabalho mais uma vez”, afirmou.
Para a voluntária Denise Honório, o impacto social da ação é visível em gestos simples. Ela relembra um dos momentos mais marcantes do dia. “Atendi uma mãe com três crianças autistas que me pediu auxílio para pegar as refeições. Ela estava muito emocionada. É nesse momento que vemos o quanto as pessoas necessitam desse trabalho”, disse.
Cardápio
O cardápio do Almoço de Natal incluiu lombo assado ao molho vermelho, acompanhado de arroz branco, tutu de feijão, farofa e salada de alface com rabanete. Para quem não consome proteína animal, também há opções como almôndega de grão-de-bico com moranga e hortelã e ovo cozido. A bebida foi suco de abacaxi com maracujá, e a sobremesa, maçã.
Outras unidades
Neste Natal, outras unidades também ofereceram refeição gratuita exclusivamente à população em situação de rua. É o caso dos restaurantes populares Maria Regina Nabuco, localizado na estação Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 2.277), e Dom Mauro Bastos, na Região do Barreiro (Rua Afonso Vaz de Melo, 1.001).