STJ concede liminar e revoga prisão de Oruam

Rapper estava preso desde o dia 22 de julho e foi indiciado por sete crimes

Mauro Davi dos Santos Nepomucenoeno, de 24 anos, foi preso no dia 22 de julho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu um pedido de liminar e revogou a prisão preventiva do cantor Mauro Davi dos Santos Nepomucenoeno, o Oruam.

O rapper estava preso desde o dia 22 de julho e foi indiciado por sete crimes: tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal.

“O relator do recurso em habeas corpus, ministro Joel Ilan Paciornik, concedeu liminar para revogar a prisão preventiva de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno até o julgamento definitivo do recurso, determinando sua substituição por medidas cautelares alternativas previstas no art. 319 do CPP, a serem definidas pelo juiz de primeiro grau”, informou o STJ à Itatiaia.

Ainda segundo o STJ, o ministro observou que o decreto de prisão preventiva tem fundamentação insuficiente, em princípio, para a imposição da segregação antecipada. Para o ministro, o julgador de primeiro grau usou de argumentos vagos para se reportar ao risco de novas práticas criminosas e de fuga, sendo que o recorrente é primário e teria se apresentado espontaneamente para o cumprimento do mandado de prisão.

Quem é Oruam?

Oruam é um dos nomes mais populares do rap e do trap nacional. Ele ficou conhecido em 2022 quando lançou a música “Invejoso” e passou a integrar a gravadora Mainstreet, de Orochi. Desde então, acumulou sucessos e se apresentou em grandes festivais, como o Rock in Rio e o Lollapalooza, em 2024.

O rapper ganhou ainda mais atenção por ser filho do traficante Marcinho VP, preso desde 1996 e apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV). Nas redes sociais, Oruam costuma ostentar joias, carros, festas milionárias e também um gato da raça Savannah F1, que pode custar até R$ 100 mil.

Criado na comunidade da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, Oruam começou a gravar suas primeiras músicas em 2021. Ele é filho de Márcia Gama e tem quatro irmãos.

Uma das diversas polêmicas envolvendo o artista são as tatuagens de rostos de criminosos, como Elias Maluco, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes.

*Matéria em atualização

Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...