Ouvindo...

Quem são os brasileiros que estavam nos barcos interceptados por Israel

A Flotilha Global Sumud iria em direção à Faixa de Gaza e foi interceptada por Israel; embarcações tinham 15 brasileiros

Deputada Luizianne Lins (PT) está entre os detidos por Israel

Ao todo, 15 brasileiros estavam a bordo da Flotilha Global Sumud, que iria em direção à Faixa de Gaza. As embarcações foram interceptadas pela marinha israelense na noite dessa quarta-feira (1°). O ativista Thiago Ávila e a deputada federal Luizianne Lins (PT) estão entre os brasileiros interceptados.

Ainda na quarta-feira (1°), o Ministério das Relações Exteriores informou que acompanha a interceptação das embarcações. O objetivo dos ativistas era levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza e furar o “cerco israelense” ao território palestino. Mais de 40 embarcações compunham a frota que iniciou a viagem no dia 19 de setembro.

Leia também

Conheça os brasileiros a bordo da Flotilha Global Sumud

Thiago Ávila

O ativista é membro do comitê diretor da Flotilha Global Sumud e organizador das ações coletivas. Thiago Ávila estava em um outro barco que tentou levar ajuda humanitária para Gaza em junho.

Ele chegou a ser preso em uma cela solitária e a fazer greve de fome e água em protesto contra Israel. Antes de ser interceptado, estava a bordo do barco Alma.

Gabrielle Tolotti

Presidente estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), ela também é chefe de gabinete da fundadora e dirigente do partido, Luciana Genro, e estava a bordo do barco Spectre-Tabariyya.

Ariadne Telles

Advogada popular, Ariadne Telles é militante pelo Bem Viver. Ela estava a bordo do barco Adara-Safad.

Mansur Peixoto

Criador e administrador do projeto História Islâmica, Mansur Peixoto estava a bordo do barco Adara-Safad.

Mohamad El kadri

Presidente do Fórum Latino Palestino e coordenador da Frente Palestina São Paulo, ele estava a bordo do barco Spectre-Tabariyya.

Bruno Gilga

Trabalhador da Universidade Estadual de São Paulo (USP), Bruno Gilga estava a bordo do Sirius-Haifa. Ele é porta-voz da delegação brasileira, ativista da CSP-Conlutas e correspondente do Esquerda Diário.

Lisiane Proença

Viajante, comunicadora popular e atuante em causas ambientais, Lisiane Proença estava a bordo do Sirius-Haifa.

Magno Costa

Integrante da Executiva Nacional da CSP Conlutas e diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), ela estava a bordo do Sirius-Haifa.

Mariana Conti

Vereadora pelo Psol em Campinas - SP, Mariana Conti estava a bordo do Sirius-Haifa.

Nicolas Calabrese

Professor de educação física e coordenador da Rede Emancipa, Nicolas Calabrese estava a bordo do Sirius-Haifa.

Hassan Massoud

Correspondente do Al Jazeera, Hassan Massoud estava a bordo do barco Shireen.

João Aguiar

Ativista do Movimento Global para Gaza e do Núcleo Palestina do PT/SP, estava a bordo do Mikeno Majdal.

Lucas Gusmão

Ativista e internacionalista, o baiano Lucas Gusmão estava a bordo do Yalara-Al Nasira.

Luizianne Lins

Deputada federal pelo PT, Luizianne Lins estava a bordo do Grande Blu-Jabalia.

Miguel de Castro

Ativista e cineasta, Miguel de Castro estava a bordo do Catalina-Al Naqab.

Nenhum barco chegou a Gaza

Israel anunciou, nesta quinta-feira (2), que 44 dos 45 barcos foram interceptados. O último ainda estava se aproximando.

“Vários navios da flotilha Hamas-Sumud já foram parados com segurança e seus passageiros estão sendo transferidos para um porto israelense. Greta e seus amigos estão seguros e saudáveis”, publicou o Ministério das Relações Exteriores de Israel no X.

Todos os passageiros estão “seguros e com boa saúde” e estão a caminho de Israel, de onde serão deportados para a Europa, segundo o ministério.

“Um último navio desta provocação permanece à distância. Caso se aproxime, sua tentativa de entrar em uma zona de combate ativa e romper o bloqueio também será impedida”, afirmou o ministério.

Além dos brasileiros, há também cidadãos de mais de 40 países na flotilha. A ambientalista sueca Greta Thunberg estava entre os ativistas detidos.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.