Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro encontrou idosos amarrados em um asilo clandestino na cidade de Catumbi, na Região Central do Rio, nesta quarta-feira (22). No local, três idosos foram achados amarrados e outros 18 foram resgatados.
A ação faz parte do “Dia D da Operação Virtude”, iniciativa nacional de combate à violência contra idosos, realizada ao longo do mês de outubro.
Em imagens divulgadas pela polícia, é possível ver as irregularidades no local. Cadeiras usadas para banho dos idosos estavam amontoadas em um dos cômodos, roupas sujas e com forte cheiro de urina foram encontradas, assim como camas em más condições de uso.
Segundo os agentes, o asilo havia sido interditado em 2024 e não poderia estar funcionando. O ambiente era insalubre e também havia alimentos mal armazenados.
No Rio de Janeiro, as ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com atuação da Polícia Civil por meio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Deapti.
Cadeiras utilizadas durante o banho dos idosos eram descartadas de forma irregular em asilo clandestino.
A polícia informou que os responsáveis pelo asilo clandestino não foram encontrados. A ação contou com apoio da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável.