Ouvindo...

Polícia Civil de SP prende suspeito de envolvimento em ataque hacker que desviou milhões e interrompeu PIX

O preso é João Nazareno Roque, de 48 anos, operador de TI da C&M Software, empresa de tecnologia que conecta bancos menores aos sistemas PIX do Banco Central

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quinta-feira (3) o homem suspeito de envolvimento no ataque hacker que desviou R$ 541 milhões de uma empresa que presta serviços para o Banco Central.

João Nazareno Roque, de 48 anos, operador de TI, foi detido no bairro City Jaraguá, na zona norte da capital paulista. Ele é funcionário da C&M Software, empresa terceirizada do Banco Central, e deu acesso pela máquina dele ao sistema sigiloso do banco aos hackers que efetuaram o ataque.

Leia também:

O ataque hacker afetou pelo menos seis instituições financeiras causou agitação no mercado financeiro na última quarta-feira (2).

A C&M Software, empresa de tecnologia que conecta bancos menores aos sistemas PIX do Banco Central, reportou um ataque às suas infraestruturas. Criminosos usaram credenciais, como senhas, de seus clientes para tentar acessar seus sistemas e serviços de forma fraudulenta.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.