Ofensiva dos EUA na Venezuela não deve estimular migração no Brasil, diz pesquisador
Na avaliação de Samuel Feldberg, caso não haja mudanças significativas no governo venezuelano, o fluxo de pessoas na fronteira deve seguir conforme o esperado

"Se não houver uma mudança significativa no governo venezuelano, as políticas provavelmente continuarão as mesmas, a população não obterá nenhum benefício e, portanto, não há razão para uma alteração no potencial de emigração observado nos últimos anos".
O que vai acontecer após Maduro?
Questionado pela Itatiaia sobre o futuro político da Venezuela, o professor afirmou que é "muito difícil" saber o que irá acontecer com o país após a retirada de Nicolás Maduro, líder venezuelano capturado pelos Estados Unidos.
Para ele, assim como em outros tipos de governos ao redor do mundo, há divergências sobre o regime de Maduro. Enquanto alguns venezuelanos celebraram a retirada do presidente e apoiam uma mudança radical na presidência, outros, beneficiários das políticas públicas criadas durante essa administração, são contrários à saída do poder.
Com a saída de Maduro, Delcy Rodríguez, vice‑presidente do país, assumiu a presidência interinamente da Venezuela e foi reconhecida pelo governo brasileiro.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.




