A Polícia Civil do Maranhão, com o apoio da Polícia Militar, deflagrou a “Operação Delta II”. A ação visou desarticular uma organização criminosa investigada pelos crimes de latrocínio, tráfico de drogas e roubos praticados no município de São Vicente de Férrer e em cidades da região da Baixada Maranhense.
Um dos principais focos da operação foi a captura dos autores do latrocínio de Cláudio Santana Pereira Amorim Filho, ocorrido no dia 13 de agosto deste ano. O crime, registrado no povoado Santa Bárbara, zona rural de São Vicente de Férrer, chocou a comunidade local e deu início às investigações que culminaram na operação desta semana.
Durante as diligências, as equipes policiais conseguiram localizar e apreender uma motocicleta que, segundo os investigadores, possui características idênticas à utilizada pelos criminosos no dia do assassinato de Cláudio.
Três pessoas foram presas em flagrante, dois homens e uma mulher, além da apreensão de um adolescente de 17 anos, que tinha mandado de internação em aberto e é suspeito de envolvimento no crime. Os policiais também apreenderam drogas, uma arma de fogo e munições no último dia 18 de dezembro.
Conexão com facção criminosa
De acordo com a Polícia Civil, os investigados são apontados como integrantes da facção Bonde dos 40. O grupo é monitorado por ser responsável por uma escalada de violência na região da Baixada Maranhense, utilizando o tráfico de drogas para financiar ações armadas e roubos.
Os detidos e o adolescente apreendido foram encaminhados à delegacia e responderão, conforme a participação individual, por tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa armada e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Todos permanecem à disposição da Justiça.